Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14267
Título: Avaliação da capacidade de coagulação/floculação utilizando a água do Açude Epitácio Pessoa com diferentes agentes coagulantes
Autor(es): Araújo, Rondinele Nunes de
Palavras-chave: Coagulantes
Tratamento de água
Potabilidade
Poluentes
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A água é uma fonte indispensável para os seres vivos, e para o consumo humano deve apresentar características químicas, físicas, biológicas e organolépticas de acordo com as normas estabelecidas na portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da saúde. Podemos encontrar diversas impurezas presentes na água, como por exemplo partículas em suspensão e partículas coloidais, gerando cor e turbidez. Portanto, surge a necessidade de um tratamento de coagulação/floculação também conhecido como tratamento de clarificação, para remoção dessas partículas. Lembrando que as remoções das bactérias seguem os mesmos princípios das partículas coloidais em suspensão, onde elas são desestabilizadas com a adição do coagulante. Para realização desta pesquisa foram coletadas amostras de água do manancial Epitácio Pessoa localizado na cidade de Boqueirão – PB, onde estudou-se a eficiência de três diferentes tipos de coagulantes (sulfato de alumínio, sulfato férrico e P.A.S.), foram preparadas soluções numa concentração de 1 % (m/v) em relação aos produtos comerciais, no processo de coagulação/floculação utilizando o equipamento (Jar Test), apresentando uma variação de 1 a 6 ml na dosagem dos coagulantes. O agente coagulante sulfato de alumínio apresentou os melhores resultados na remoção de cor e turbidez devido a desestabilização das partículas coloidais, porém este coagulante apresentou maior perturbação no pH acidificando o meio devido a formação de ácido carbônico em pequena fração. O agente coagulante P.A.S. apresentou valores semelhantes na remoção de cor e turbidez em relação ao sulfato de alumínio com uma perturbação no pH mais branda. O agente coagulante sulfato férrico apresentou pouca remoção na turbidez além de gerar coloração característica do íon férrico. Foi possível comprovar que a carga microbiana pode precipitar no processo de coagulação.
Descrição: ARAÚJO, R. N. de. Avaliação da capacidade de coagulação/floculação utilizando a água do Açude do Açude Epitácio Pessoa com diferentes agentes coagulantes. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14267
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rondinele Nunes de Araújo.pdfPDF - Rondinele Nunes de Araújo14.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.