Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14268
Título: Avaliação da qualidade das águas de poços distribuídas para a população de uma cidade do interior da Paraíba
Autor(es): Silva, Fábio José Oliveira da
Palavras-chave: Análise físico-química
Água subterranea
Qualidade da água
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A água é o elemento essencial a vida, muitas pessoas não tem acesso a água com qualidade e quantidade adequadas, o que reflete de forma negativa na saúde humana. A escassez desse recuso em determinada região, leva a população a consumir água de má qualidade, essas águas quando contaminadas pode trazer organismos patogênicos que pode causar inúmeras enfermidades podendo levar a morte do consumidor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade das águas de poços de uma cidade do interior da Paraíba que são distribuídas a população. Foram coletadas amostras de quatro poços (A, B, C e D) e levadas ao laboratório de águas da CAGEPA (LAAG R1 Campina Grande) onde foi realizado as respectivas análises físico-químicas e bacteriológicas. Os resultados obtidos apontaram que alguns parâmetros físico-químicos encontravam-se em desacordo com o estabelecido pela portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde e com relação às análises bacteriológicas foram detectados coliformes totais, em apenas duas amostras correspondentes a dois poços A e D. Os resultados dessa pesquisa permitiram concluir que as águas dos poços analisadas pode trazer diversos malefícios a saúde da população pela presença de substâncias tóxicas e organismos patogênicos, portanto não podem ser ingeridas pelas comunidades beneficiadas mas sim aproveitadas para fins domésticos.
Descrição: SILVA, F. J. O. da. Avaliação da qualidade das águas de poços distribuídas para a população de uma cidade do interior da Paraíba. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14268
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio José Oliveira da Silva.pdfPDF - Fábio José Oliveira da Silva5.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.