Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14270
Título: Insetos xilófagos em área urbana de Montadas, agreste paraibano, Brasil
Autor(es): Silva, Miscilene Vitória da
Palavras-chave: Pragas urbanas
Cupins
Brocas de madeira
Insetos xilófagos
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Desde muito tempo, a madeira é utilizada pelo homem para diversos fins e é um material susceptível a degeneração natural ou causada por algum fator, seja químico, físico ou biológico. O presente trabalho foi realizado na cidade de Montadas (PB), agreste paraibano, com o objetivo de identificar a presença de insetos xilófagos no madeiramento de imóveis residenciais não residenciais e na arborização urbana. Foram vistoriados, no perímetro central da cidade, 100 imóveis residenciais, 25 imóveis não residenciais e 52 árvores presentes em frente ou em quintais e jardins das residências, as vistorias consistiram principalmente na busca visual da presença de marcas de galerias ou galerias vazias para cupins subterrâneos, e dos resíduos fecais produzidos por cupins de madeira seca e brocas de madeira. Os problemas encontrados foram em sua maioria causados por cupins das famílias Kalotermitidae (72,8%) e Termitidae (4,7%), Nasutitermes foi o gênero predominante nos cupins coletados, caracterizado por sua ampla distribuição mundial e facilidade na invasão e dispersão no meio urbano. Os coleópteros representados pelas brocas de madeira corresponderam a apenas 2,6% da amostra. Os dados apresentados evidenciam a presença principalmente de cupins de madeira seca nos imóveis. Os imóveis residenciais tiveram maior incidência da presença de insetos xilófagos quando comparados com os não residenciais, devido principalmente a maior oferta de madeira para esses insetos, o que torna evidente a necessidade de cuidados na compra do madeiramento, além de métodos preventivos para o desgaste dessas peças por insetos xilófagos.
Descrição: SILVA, M. V. da. Insetos xilófagos em área urbana de Montadas, agreste paraibano, Brasil. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14270
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Miscilene Vitória da Silva.pdfPDF - Miscilene Vitória da Silva3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.