Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14273
Título: Registro etnográfico de rezadeiras no estado da Paraíba, Brasil
Autor(es): Fidélis, Cybelle Rodrigues
Palavras-chave: Etnografia
Cultura popular
Crenças
Rituais de cura
Data do documento: 1-Jun-2016
Resumo: A busca pelo restabelecimento da saúde através das rezas remonta tempos longínquos e faz-se presente até os dias atuais, ela configura-se como prática alternativa de cura e encontra-se inserida na chamada medicina popular. Neste trabalho, objetivou-se realizar uma análise de representações e significações de práticas de rezas e benzeduras por rezadeiras paraibanas, relacionando-as a suas vivências de rezadeira/benzedeira. O trabalho está estruturado da seguinte forma: uma primeira parte, em que se expõe elementos que contextualizam a temática abordada; e uma segunda que traz a discussão para o âmbito das rezadeiras entrevistadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo exploratório, descritivo, de caráter transversal. Para a coleta de dados, utilizou-se de entrevistas livres e em um segundo momento a aplicação de questionários semiestruturados. Através dos resultados alcançados, observa-se que o universo das rezadeiras é rico em simbologias e ritos culturais arraigados, suas falas perpassaram o tempo e revelaram em gestos e súplicas a importância do ofício de rezadeira para a história e expressão cultural do povo brasileiro.
Descrição: FIDÉLIS, C. R. Registro etnográfico de rezadeiras no estado da Paraíba, Brasil. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14273
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cybelle Rodrigues Fidélis.pdfPDF - Cybelle Rodrigues Fidélis7.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.