Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14276
Título: Representações sociais da loucura por profissionais de saúde mental de Campina Grande
Autor(es): Melo, Pablo Leonardo de
Palavras-chave: Atuação profissional
Saúde mental
Psicologia
Reforma psiquiátrica
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: Serge Moscovici, psicólogo social, é o mentor da Teoria das Representações Sociais: um modo de conceber a realidade através dos processos de Ancoragem e Objetivação. Enquanto referencial teórico adotou-se neste estudo os eixos: Representação Social no campo da saúde mental; contexto histórico da Reforma Psiquiátrica; além de uma revisão sistemática feita na literatura sobre Representação Social da Loucura. Objetivou-se analisar a representação social da loucura em profissionais da rede de assistência à Saúde Mental de Campina Grande-PB. Os dados foram analisados através dos softwares SPSS e Iramuteq. Tomados em conjunto os dados expostos de 102 participantes podem estar indicando a repercussão da prática desses profissionais, bem como da reforma psiquiátrica no âmbito da saúde mental na maneira como se concebe loucura. Inicialmente chamamos atenção da categoria semântica ―definição técnica‖, que é uma categoria legitimada essencialmente pelos profissionais de Psicologia/Psicanálise, expressando menos um traquejo com o sofrimento que o sujeito atravessa, e mais uma representatividade técnica-nosográfica da loucura. Também podemos constatar que os profissionais reconhecem, além de suas próprias representações, elementos de representações obtidos em estudos anteriores. O estudo pode direcionar políticas públicas voltadas para uma melhoria dos serviços substitutos no que concerne ao estímulo de fomentos para a formação continuada, como também identificar pontos que precisam ser revistos pelos próprios profissionais da rede de assistência a saúde mental.
Descrição: MELO, P. L. de. Representações sociais da loucura por profissionais de saúde mental de Campina Grande. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14276
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Leonardo de Melo.pdfPDF - Pablo Leonardo de Melo10.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.