Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14277
Título: Aspectos psicológicos do paciente cardiopata submetido à cirurgia cardíaca: Contribuições da logoterapia e análise existencial no contexto hospitalar
Autor(es): Costa, Ênnia Priscila de Melo
Palavras-chave: Logoterapia
Análise existencial
Psicologia hospitalar
Cirurgia cardíaca
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: As doenças cardíacas apresentaram um grande número de aumento e assim tornaram -se a causa mais comum de morte no mundo inteiro. Diante da doença cardíaca, a cirurgia torna-se uma possibilidade de intervenção que pode aliviar os sintomas do pacientes e até mesmo reverter o problema cardíaco. No entanto, submeter-se a uma cirurgia cardíaca não é uma opção tão aceitável para o paciente, devido ao simbolismo que é atribuído ao coração. No contexto hospitalar, o psicólogo tem por objetivo minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização e dar apoio emocional à família do paciente. Este trabalho apresenta como pressuposto teórico a Logoterapia e Análise Existencial, que têm como princípios básicos a busca da pessoa pelo sentido, mesmo diante do sofrimento, a partir da sua abertura em relação à dimensão noética, a qual jamais adoece. Tem-se como objetivo geral: conhecer os aspectos psicológicos que envolvem a doença cardíaca, seu procedimento cirúrgico e as contribuições da Logoterapia e Análise Existencial nesse contexto hospitalar frente à cardiopatia. Para alcance de tal objetivo utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica, fazendo uso de leituras de artigos, monografias e livros referentes ao tema abordado. Como resultado, percebe-se que a Logoterapia pode contribuir, com a sua visão de homem, para a atuação do psicólogo no contexto hospitalar. Como conclusão espera-se que, este trabalho tenha contribuído para uma nova percepção da atuação do psicólogo no contexto hospitalar frente à cardiopatia.
Descrição: COSTA, Ê. P. de M. Aspectos psicológicos do paciente cardiopata submetido à cirurgia cardíaca: Contribuições da logoterapia e análise existencial no contexto hospitalar. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14277
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ênnia Priscila de Melo Costa.pdfPDF - Ênnia Priscila de Melo Costa10.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.