Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14281
Título: Avaliação da força muscular respiratória em mulheres no puerpério submetidas ao parto vaginal e cesário
Autor(es): Florentino, Shara Karolinne Antas
Palavras-chave: Puerpério
Força muscular respiratória
Parto vaginal
Parto cesário
Data do documento: 13-Abr-2016
Resumo: INTRODUÇÃO: O puerpério é o período em que as modificações provocadas pela gravidez e parto no organismo da mulher retornam ao seu estado pré-gravídico, uma delas é a diminuição da força muscular respiratória. Podemos mensurá-la através do Manovacuômetro que verifica a pressão inspiratória (PImáx) e expiratória máxima (PEmáx). OBJETIVO: Avaliar a força muscular respiratória de mulheres no puerpério que foram submetidas ao parto vaginal e cesáreo. METODOLOGIA: O estudo foi realizado em uma maternidade de Campina Grande- PB entre Junho e Julho de 2015. A amostra, selecionada de forma não probabilística, compreendeu 69 mulheres, distribuídas em 41 com parto vaginal e 28 com parto cesáreo. Os instrumentos utilizados foram a ficha de avaliação para construção do perfil biopsicossocial e uma ficha de avaliação pneumofuncional para registro dos dados do teste de manovacuometria e das medidas da cirtometria. Os dados foram analisados por estatística descritiva simples e pelo Test t-student. De acordo com a resolução N°466/12, o projeto foi submetido à apreciação ética obtendo parecer de aprovação 45889515.3.0000.5187 RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se que as mulheres submetidas ao parto vaginal apresentaram médias das pressões máximas inspiratórias e expiratórias maiores do que as mulheres submetidas ao parto cesáreo. Os valores de ambas as pressões respiratórias máximas no parto cesáreo e no parto vaginal apresentaram-se abaixo do valor da normalidade segundo a literatura estudada. Em relação a cirtometria, os Coeficientes Respiratórios Xifoidiano e Umbilical das puérperas com parto vaginal percebe-se que foram maiores do que os do grupo do parto cesáreo. CONCLUSÃO: Constata-se que as mudanças ocorridas principalmente no sistema respiratório durante a gestação, permanecem no puerpério imediato principalmente as alterações de força muscular respiratória. Há uma diminuição da força muscular respiratória na gestação, assim, percebe-se que no puerpério imediato essa variável ainda encontra-se diminuída e que no parto vaginal apresenta-se maior do que no parto cesáreo. Na diminuição da força muscular respiratória em mulheres no puerpério, a fisioterapia pode atuar tanto na prevenção quanto no período pós-parto, fortalecendo essa musculatura respiratória através da reabilitação pulmonar, e isso faz com que a mulher tenha um retorno mais rápidas as condições pré-gravidicas, melhorando a qualidade de vida
Descrição: FLORENTINO, S. K. A. Avaliação da força muscular respiratória em mulheres no puerpério submetidas ao parto vaginal e cesário. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14281
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Shara Karolinne Antas Florentino.pdfPDF - Shara Karolinne Antas Florentino6.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.