Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14282
Título: Efeitos da manipulação visceral na atividade eletromiográfica dos músculos do assoalho pélvico: Estudo de caso
Autor(es): Cruz, Jessyka Rayana Silva
Palavras-chave: Assoalho pélvico
Terapia manual
Eletromiografia
Manipulação visceral
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: Introdução: o assoalho pélvico é constituído por músculos, ligamentos e fáscias, que revestem a cavidade pélvica, sendo responsável pela manutenção da continência urinária e fecal, suporte dos órgãos abdominais e pélvicos, auxílio no aumento da pressão intra-abdominal, na respiração e estabilização do tronco, além de permitir o intercurso sexual e o parto. A presença de alterações na estrutura e função do assoalho pélvico pode acarretar o desenvolvimento de algumas disfunções como a incontinência urinária, incontinência fecal, dores pélvicas, prolapsos de órgãos pélvicas e disfunção sexual. O processo de envelhecimento, a gestação, as intervenções cirúrgicas ginecológicas, a constipação e a obesidade são fatores que podem predispor o aparecimento dessas disfunções. Diante disso existe uma crescente busca por novos métodos terapêuticos e diagnósticos para auxiliar na prevenção ou diminuição de disfunções uroginecológicas. Objetivo: avaliar o efeito da manipulação visceral na função dos músculos do assoalho pélvico (MAP). Método: pesquisa do tipo estudo de caso, intervencionista do tipo pré e pós. A amostra do estudo foi composta por uma mulher com 28 anos, com vida sexual iniciada. Resultados: foi verificado um aumento da atividade eletromiográfica dos MAP quando comparados aos músculos oblíquo externo e adutor, passando de 47,85% antes da manipulação, para 54,39% depois da aplicação da técnica, além disso, também foi observado o relaxamento dos MAP, bem como uma melhor pré- contração desta musculatura durante o aumento de pressão intra-abdominal. Conclusão: com a realização do estudo foi possível concluir que a manipulação visceral gera influencia sobre a as características físicas e funcionais dos MAP, porém sugerem-se estudos mais aprofundados possibilitando um conhecimento mais assertivo sobre os efeitos dessa técnica manipulativa.
Descrição: CRUZ, J. R. S. Efeitos da manipulação visceral na atividade eletromiográfica dos músculos do assoalho pélvico: Estudo de caso. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14282
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessyka Rayana Silva Cruz.pdfPDF - Jessyka Rayana Silva Cruz5.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.