Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14283
Título: Efeitos do shiatsu no tratamento da fibromialgia: Uma revisão sistemática
Autor(es): Martins, Gabriela Carla Vasconcelos
Palavras-chave: Shiatsuterapia
Terapia complementar
Fibromialgia
Acupressão
Data do documento: 16-Mai-2015
Resumo: A fibromialgia é caracterizada por dor difusa e crônica em todo o sistema esquelético com a presença de pontos dolorosos ou tender points e ausência de qualquer processo inflamatório articular ou muscular. Comparando com outras classes de dor crônica, os pacientes com fibromialgia relatam maior influência da dor sobre seu estado de saúde geral, vitalidade, função social, problemas emocionais e saúde mental. O tratamento da fibromialgia é voltado para a redução dos sintomas, por isso, são utilizados fármacos e indicados a prática regular de exercícios e de técnicas de relaxamento ideais para alívio da tensão muscular. O shiatsu é uma forma de massagem que se baseia em princípios da medicina tradicional chinesa e visa reintegrar do corpo, mente e espírito, ajudando com o nível de energia geral do corpo, bem como alguns sintomas específicos, como, por exemplo, aqueles relacionados ao sistema muscular, insônia, depressão, problemas respiratórios, fadiga, fraqueza, problemas digestórios e reumáticos. Este estudo objetivou investigar na literatura cientifica os efeitos da terapia shiatsu no manejo dos sintomas da fibromialgia. Para isto, dois revisores examinaram os resumos, os textos completos e extraíram os dados dos artigos encontrados nas bases de dados Biblioteca virtual em saúde (BVS), Scielo, PEDro e Pubmed, assim como no indexador CAPES – Portal Periódicos. Foram inclusos revisões sistemáticas, metanálises, estudos pilotos controlados, ensaios clínicos randomizados e não-randomizados e estudos de caso publicados entre 2010 a 2015 com os seguintes descritores: (acupressure OR shiatsu AND fibromyalgia) em inglês, (acupressão OR shiatsu AND fibromialgia) em português e (acupressión OR shiatsu AND fibromialgia) em espanhol. Os estudos excluídos foram aqueles que não relacionaram shiatsu ao tratamento da fibromialgia, bem como aqueles que relacionaram o shiatsu com outras técnicas que não estão inseridas no âmbito dos recursos terapêuticos manuais para o tratamento da fibromialgia. A busca inicial resultou em 44 artigos selecionando, após análise, 3 artigos. A presente revisão encontrou efeitos proporcionados pelo shiatsu na fibromialgia, mostrando que a técnica é útil para manejo da dor, promove o aumento do limiar de dor, melhora a qualidade de sono e o impacto dos sintomas da fibromialgia nos pacientes, aumenta o nível de confiança no equilíbrio e melhora a qualidade de vida. Porém, a técnica parece não ter efeitos sobre a ansiedade. Através da análise dos estudos foi possível evidenciar que o shiatsu é benéfico para o tratamento da fibromialgia. Além disso, não foram encontrados relatos de que a técnica provocasse efeitos colaterais na fibromialgia. Este trabalho conseguiu alcançar o objetivo traçado, porém foi observado que poucos artigos sobre o tema foram publicados. Sugere-se que futuros estudos acerca dos efeitos do shiatsu nas síndromes dolorosas como a fibromialgia sejam realizados e publicados.
Descrição: MARTINS, G. C. V. Efeitos de shiatsu no tratamento da fibromialgia: Uma revisão sistemática. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14283
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Carla Vasconcelos Martins.pdfPDF - Gabriela Carla Vasconcelos Martins9.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.