Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14284
Título: Interações medicamentosas em idosos de um grupo de vivência
Autor(es): Henriques, Alleksandra Dias da Silva
Palavras-chave: Interações medicamentosas
Medicamentos
Anti-hipertensivos
Diuréticos
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: As interações medicamentosas ocorrem quando um medicamento influencia a ação do outro, de acordo com as condições clínicas dos usuários, o número e as características dos medicamentos utilizados. O presente estudo realizou um levantamento sobre os medicamentos utilizados por um grupo de idosos, objetivando detectar possíveis interações medicamentosas. A pesquisa foi realizada em Junho de 2015 pelo Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Centro de Convivência do Idoso do município de Pocinhos-PB, tendo como critério de inclusão pessoas de ambos os sexos com idade igual ou superior a 60 anos e que estivessem em uso de medicamentos. Utilizou-se estatística descritiva e para a análise das interações medicamentosas, a base de dados “Drug Interactions Checker”. Dos indivíduos avaliados a maioria indicou fazer uso de polifarmácia, com a utilização simultânea de dois a oito medicamentos. As classes terapêuticas mais frequentes do estudo foram os anti-hipertensivos e os diuréticos, sendo mais relatadas as associações medicamentosas de três medicamentos e entre anti-hipertensivos. A análise detectou 21 (vinte e uma) possíveis interações medicamentosas, que foram classificadas como moderadas. Os medicamentos mais frequentes nas interações medicamentosas foram a hidroclorotiazida e o enalapril.
Descrição: HENRIQUES, A. D. da S. Interações medicamentosas em idosos de um grupo de vivência. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14284
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alleksandra Dias da Silva Henriques.pdfPDF - Alleksandra Dias da Silva Henriques6.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.