Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14285
Título: Através da água: Estudo etnobotânico de plantas utilizadas em banhos por participantes de cultos religiosos de matriz africana em Campina grande, PB
Autor(es): Moureira, Karoline Kiev da Silva
Palavras-chave: Etnobotânica
Plantas medicinais
Fitoterapia
Cultura popular
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O Brasil se caracteriza por ser um país de grande diversidade cultural. Durante a colonização a exportação de escravos africanos ao país, permitiu que esses povos deixassem variados traços culturais sendo um destes, as suas crenças religiosas e rituais sagrados, nos quais em grande parte faziam o uso de plantas consideradas sagradas. O presente estudo teve como objetivo conhecer o saber popular dos participantes de cultos religiosos de matriz africana sobre plantas medicinais utilizadas em banhos de limpeza na Cidade de Campina Grande.. Trata-se de um estudo etnobotânico no qual foi utilizado o método descritivo-analítico, que permitiu o conhecimento e a seleção das plantas citadas. A pesquisa de campo foi realizada com os responsáveis pelos templos (mães e pais de santo) e que aceitaram participar do estudo. Entre os entrevistados 40% são idosos e maior parte dos informantes (60%) do gênero feminino. Os saberes sobre as plantas, teforam transmitidos em sua maioriapelos antecessores, sendo: mães de santo (40%),pais de santo (20%), igreja (10%), entidades (10%), familiares (10%). Resultaram deste levantamento 26 espécies, distribuídas em 18 famílias botânicas, sendo as principais Lamiaceae (6), Lauraceae (2), Crassulaceae (2) e Myrtaceae (2), as demais cada uma apresentou uma espécie. As partes da planta mais citada foram às folhas. O conhecimento etnobotânico em comunidades como estas, permite ao pesquisador novas oportunidades de estudo e comprovação científica a respeito das propriedades citadas e a possibilidade de adquirir novas informações seguras a respeito das espécies citadas.
Descrição: MOREIRA, K. K. da S. Através da água: Estudo etnobotânico de plantas utilizadas em banhos por participantes de cultos religiosos de matriz africana em Campina Grande, PB. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14285
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karoline Kiev da Silva Moureira.pdfPDF - Karoline Kiev da Silva Moureira8.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.