Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14287
Título: Desenvolvimento e caracterização físico-química de filmes polimétricos de quitosana com sinvastatina
Autor(es): Silveira Neto, Pedro Gomes da
Palavras-chave: Quitosana
Espectroscopia de infravermelho
Difração de raios-X
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: A quitosana é um polissacarídeo derivado da quitina, amplamente distribuído na natureza, além de ser biocompatível e biodegradável, apresenta propriedades filmogênicas e exibe capacidade de melhorar propriedades de dissolução e biodisponibilidade de fármacos fracamente solúveis em água, como a sinvastatina. Visto isso, objetivou-se o desenvolvimento e caracterização físico-química de um sistema na forma de filme, constituído de quitosana e sinvastatina. Para o desenvolvimento dos filmes, utilizou-se método sol-gel e a caracterização físico-química foi composta pelos ensaios de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), difração e raios-X (DRX) e técnicas termoanalíticas como a termogravimétria (TG) e calorimetria diferencial exploratória (DSC). Nos resultados do FTIR pôde-se inferir que as interações intermoleculares entre a quitosana e sinvastatina sugeriram a incorporação do fármaco no sistema, fato confirmado nas análises de DRX e análise térmica que mostraram a presença do fármaco no estado amorfo no interior do retículo polimérico. Através da caracterização físico-química foi possível compreender as interações físico- químicas da incorporação da sinvastatina em filmes de quitosana. Analisando-se o conjunto de técnicas utilizadas, observa-se a modificação das características de cristalinidade do fármaco no sistema. Fato que pode vir a melhorar sua solubilidade aquosa, facilitando a incorporação da sinvastatina no filme polimérico (hidrofílico). Portanto, pode-se concluir que a sinvastatina foi incorporado de forma satisfatória no retículo polímerico de quitosana, bem como o filmes obtido não apresentaram cores ou características diferentes que fossem significativas, apresentando características semelhantes, indicando que a metodologia proposta (método sol-gel) foi adequada para o desenvolvimento desses sistemas a partir dos dois fornecedores de quitosana.
Descrição: SILVEIRA NETO, P. G. da. Desenvolvimento e caracterização físico-química de filmes polimétricos de quitosana com sinvastatina. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14287
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Gomes da Silveira Neto.pdfPDF - Pedro Gomes da Silveira Neto7.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.