Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14291
Título: Cuidado domiciliar: Dificuldades enfrentadas por cuidadoras no cuidado a pessoas com mobilidade física prejudicada
Autor(es): Silva, Renata Karoline Farias
Palavras-chave: Assistência domiciliar
Cuidadores
Mobilidade física
Enfermagem
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Mulheres cuidadoras informais vivenciam diversas barreiras na prestação do cuidado, dentre elas, destacam-se as limitações técnicas no desenvolvimento da prática diária por falta de orientação dos profissionais de saúde. Na perspectiva de potencializar as ações de cuidado desenvolvidas no domicílio, notou-se a necessidade de elaborar esta pesquisa, que tem como objetivo orientar cuidadoras de pacientes com mobilidade física prejudicada visando contribuir para a promoção da saúde. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de fevereiro a maio de 2016, por meio de visita domiciliar, tomando como base o território de três unidades básicas de saúde do município de Campina Grande - Paraíba. Os sujeitos do estudo foram mulheres cuidadoras de pessoas com mobilidade física prejudicada. A coleta foi realizada em três momentos: aplicação de questionário para traçar o perfil das cuidadoras; observação, através da qual se detectou as necessidades apresentadas e qualificação das cuidadoras na prestação dos cuidados. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, da qual surgiram três grandes categorias: Limitações das cuidadoras x prática do cuidar, Dificuldades no ato de cuidar e Sentimentos das cuidadoras x Pessoa cuidada. Em relação aos dados obtidos, verificou-se que: são inúmeras as limitações enfrentadas pelas cuidadoras, devido à falta de orientação e apoio por parte dos profissionais de saúde; as dificuldades presentes no exercício do cuidar geram consequências para quem está sendo cuidado e para a própria cuidadora; a orientação oferecida às cuidadoras informais favorece a prestação de uma assistência qualificada.
Descrição: SILVA, R. K. F. Cuidado domiciliar: Dificuldades enfrentadas por cuidadoras no cuidado a pessoas com mobilidade física prejudicada. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14291
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Karoline Farias Silva.pdfPDF - Renata Karoline Farias Silva11.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.