Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14292
Título: Atuação do enfermeiro no acompanhamento do hipertenso e diabético – um relato de experiência a partir de vivências no Estágio Multidisciplinar Interiorizado ( (EMI)
Autor(es): Lemos, Jordy Alison de
Palavras-chave: Hiperdia
Diabetes mellitus
Hipertensão arterial sistêmica
Atuação do enfermeiro
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Introdução: O Hiperdia é um plano de reorganização da atenção aos usuários com hipertensão e a diabetes mellitus, que objetiva orientar os gestores públicos na adoção de intervenções, permitir conhecer o perfil epidemiológico gerando informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistêmica para todos os usuários cadastrados no serviço. Objetivo Geral: Relatar a atuação do enfermeiro no grupo do hiperdia. Objetivos Específicos: Descrever a atuação do enfermeiro durante a consulta de enfermagem; Apresentar as atividades realizadas com o grupo do hiperdia; Apontar a importância dessas atividades para a melhor qualidade de vida dos usuários. Metodologia: Esse estudo é de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, fundamentado na vivência do estágio multidisciplinar interiorizado (EMI) realizado nas Unidades Básicas de Saúde no município de Alagoa Nova-PB no período de 14 de março a 08 de abril de 2016. Relato das Atividades: Foi observado que em cada unidade de saúde existia dois dias da semana reservado para atender o grupo do Hiperdia. É importante que os usuários compareçam as unidades nos dias estabelecidos para o controle, evitando assim possíveis complicações nas doenças de caráter crônico. Ao iniciar o atendimento era realizado o acolhimento com o grupo, era realizada a anamnese no atendimento individual, seguida de aferição dos sinais vitais, do teste da glicemia caso fosse necessário, além disso, eram realizadas ações de educação em saúde com os usuários. Conclusão: O enfermeiro exerce um papel relevante no tratamento do Hiperdia. A atuação efetiva e o contato direto com os usuários gera um vínculo entre eles facilitando o diagnóstico, acompanhamento e tratamento, na qualidade de vida aos mesmos. A oportunidade de planejar e executar ações de atenção á saúde dos usuários acompanhados no Hiperdia foi de extrema relevância para a formação acadêmica e profissional.
Descrição: LEMOS, J. A. de. Atuação do enfermeiro no acompanhamento do hipertenso e diabético – um relato de experiência a partir de vivências no Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI). 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14292
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordy Alison de Lemos.pdfPDF - Jordy Alison de Lemos4.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.