Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14293
Título: Vulnerabilidade em idosos residentes no Condomínio Cidade Madura
Autor(es): Cruz, Marta Lúcia
Palavras-chave: Envelhecimento
Vulnerabilidade
Saúde do idoso
Assistência em Enfermagem
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A vulnerabilidade é definida como um conjunto de fatores biológicos, epidemiológicos, sociais e culturais cuja associação predispõe fator de risco para doenças. Está relacionada com o envelhecimento da população, e tem se tornado tema desafiador entre pesquisadores comprometidos com seus desfechos. Objetivou-se com esse estudo avaliar a vulnerabilidade, dos primeiros moradores de um condomínio da maturidade no município de Campina Grande/PB. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 30 moradores, dos quais 16 do sexo feminino e 14 do sexo masculino, todos na faixa etária entre 60 e 84 anos. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o formulário sobre questões sociodemográficas e o Vulnerable Elders Survey. A faixa etária estudada já apresenta no seu perfil, risco de vulnerabilidade fisiológica, e através da análise dos dados, pode-se constatar que 30% dos idosos residentes no “cidade madura”, eram vulneráveis, entre eles 44,4% do sexo masculino, e 55,6%do sexo feminino. Essa pesquisa revela desfechos positivos, uma vez que mostrou a realidade da situação dos condôminos; os desafios da enfermagem para proporcionar uma velhice ativa e saudável àquela população, bem como a triagem na busca de idosos vulneráveis; viabilizar políticas publica satisfatória por parte de gestores de forma a prover dignidade e autonomia aos seus moradores.
Descrição: CRUZ, M. L. Vulnerabilidade em idosos residentes no Condomínio Cidade Madura. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14293
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Lúcia Cruz.pdfPDF - Marta Lúcia Cruz6.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.