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Título: Percepção da população de Boqueirão - PB sobre o SAMU -192
Autor(es): Silva, Vanessa Marques
Palavras-chave: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Atendimento pré-hospitalar
Avaliação da qualidade
Data do documento: 2-Mai-2016
Resumo: O atendimento pré-hospitalar móvel configura-se como uma modalidade de assistência que objetiva chegar precocemente à vítima e prestar atendimento ou transporte adequado para um serviço de saúde integrado ao Sistema Único de Saúde e, assim, reduzir ou evitar sofrimento e sequelas. O Ministério da Saúde (MS) criou a Política Nacional de Atenção às Urgências, e instituiu como componentes do serviço pré-hospitalar móvel a implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), suas Centrais de Regulação (Central SAMU-192) e seus Núcleos de Educação em Urgência, em municípios e regiões de todo o território brasileiro. O objetivo dessa pesquisa é conhecer a percepção da população de Boqueirão-PB acerca do SAMU e sua prestação de serviços. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. O estudo foi realizado na cidade de Boqueirão-PB. A escolha da amostra deu-se pelo fato dos mesmos serem moradores da cidade de Boqueirão-PB e residirem nos bairros escolhidos. O critério de inclusão é que seja morador do bairro novo e tenha sido atendido pelo SAMU 192; ou morador do bairro galdêncio e que não tenha sido atendido pelo serviço. Os dados foram coletados mediante entrevistas semi- estruturadas, gravadas em áudio mediante livre consentimento dos participantes. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de “análise de conteúdo” a partir de Bardin. Na primeira parte da análise, as entrevistas foram agrupadas e as perguntas que possuíram respost as consideradas simples foram discutidas e comparadas suas respostas tendo o apoio das falas dos indivíduos. Na segunda parte, através dos discursos dos entrevistados foram criadas nove categorias temáticas: I – Socorro, II – Acidentes, III – Urgência e Emergência, IV – Por observar a presença da ambulância do SAMU, V – Por ouvir o boca a boca de atendimentos e VI – Alguém acionou quando eu precisei, VII – Qualificou o atendimento, transporte e tempo resposta, VIII – Melhorar a comunicação e o atendimento, IX – Melhorar o tempo resposta do atendimento; também discutidas com o apoio das falas. Esta pesquisa irá contribuir para que os profissionais atuantes e a coordenação do SAMU de Boqueirão-PB visualizem através de um panorama geral como está de fato a percepção da população frente a este serviço.
Descrição: SILVA, V. M. Percepção da população de Boqueirão - PB sobre o SAMU -192. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14294
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