Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14297
Título: Resíduos sólidos no município de Gurjão-PB e suas implicações sobre o bioma caatinga
Autor(es): Lima, Vanderlânia Galdino da Silva
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Impacto ambiental
Educação ambiental
Bioma caatinga
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Um dos maiores problemas ambientais da contemporaneidade é a geração excessiva e gestão inadequada dos resíduos sólidos que sem locais apropriados para o descarte, são destinados em lixões, causando inúmeros prejuízos socioambientais e contribuindo para a crise ambiental vivenciada. Este trabalho teve como objetivo principal: avaliar os impactos negativos decorrentes da falta de gestão dos resíduos sólidos sobre o bioma Caatinga no município de Gurjão-PB. Adotou-se os procedimentos de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, realizada de Junho de 2015 a Agosto de 2016, em Gurjão-PB, em três etapas: avaliação da percepção ambiental de geradores de resíduos sólidos na zona urbana de Gurjão -PB; realização do diagnóstico socioambiental no entorno e na área de disposição final dos resíduos sólidos no município e averiguação dos impactos provocados pela disposição dos resíduos sólidos em lixão instalado no bioma caatinga. A partir da realização da 1ª etapa inferiu-se que a maioria dos geradores, não conhece o conceito de resíduos sólidos (75%), não realiza coleta seletiva (74%), porém, separa o resíduo sólido orgânico dos demais resíduos recicláveis (88%). Grande parte dos entrevistados tem conhecimento de que os resíduos sólidos são encaminhados para o lixão (90%) e considera este tipo de destinação incorreto (51%). Investigados sobre o bioma Caatinga, a maioria o considera importante (89%). Na 2ª etapa constatou-se que os resíduos sólidos são destinados de forma ambientalmente inadequada ao lixão, sem nenhum tratamento prévio. Observou-se que o lixão não apresenta as devidas instalações para a drenagem de gases ou líquidos ou valas impermeabilizadas, e que no local são depositados resíduos sólidos de diferentes origens, acarretando prejuízos para os moradores das proximidades e, sobretudo, para o bioma Caatinga. Na 3ª etapa, através da matriz de interação, verificou-se que a destinação indevida dos resíduos sólidos provocou impactos negativos ao referido bioma, destacando-se: poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, erosão do solo, queimadas, criadouros de mosquitos. Causando diversos efeitos, tanto para os elementos abióticos, como para os bióticos, afetando, desse modo, a dinâmica do ecossistema. Portanto, a falta de gestão dos resíduos sólidos no município de Gurjão-PB está contribuindo significativamente para degradação do bioma Caatinga. É fundamental o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, principal instrumento da gestão integrada de resíduos sólidos e para mudança do atual cenário desta localidade, por meio da elaboração e efetivação do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, e de projetos de recuperação, preservação e/ou conservação do bioma Caatinga.
Descrição: LIMA, V. G. da S. Resíduos sólidos no município de Gurjão-PB e suas implicações sobre o bioma caatinga. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14297
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanderlânia Galdino da Silva Lima.pdfPDF - Vanderlânia Galdino da Silva Lima22.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.