Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14302
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana de Streptomyces isolados do solo de Campina Grande, PB
Autor(es): Vidal, Ivynna Suellen Justino
Palavras-chave: Streptomyces
Resistência microbiana
Atividade antimicrobiana
Bactérias resistentes
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: A partir da descoberta das primeiras drogas antimicrobianas, as Sulfas e a Penicilina, iniciou-se uma busca constante para encontrar novos fármacos para o tratamento, pois as bactérias passaram a resistir aos fármacos. Atualmente sabe-se que a automedicação é um dos principais fatores que ocasiona pressão seletiva nas bactérias, favorecendo o surgimento da resistência. Só em 2010, cerca de 70 bilhões de doses de antibióticos foram administrados em todo o mundo. A cada ano nos Estados Unidos, cerca de 2 milhões de pessoas são infectadas por bactérias resistentes. Com o auto índice de infecções no mundo, muitos antibióticos foram desenvolvidos, sendo a maioria deles extraídos das bactérias do gênero Streptomyces, que possuem capacidade de liberar metabólitos secundários que mata ou inibi o crescimento microbiano. Elas são Gram positivas, filamentosas e encontradas no solo. Devido ao interesse biotecnológico desse gênero e por possuírem vias biosintéticas conservadas, a presente pesquisa objetiva isolar e testar cepas de Streptomyces com atividade antimicrobiana sob bactérias de interesse clínico, na cidade de Campina Grande. Foram coletadas 10 amostras do solo de Campina Grande, em cinco pontos geográficos distintos, as amostras foram submetidas à -1 -5 diluições seriadas (10 a 10 ), agitadas em vortex e semeadas em placas de Petri com o meio Ágar Kuster-Williams. Após a identificação macromorfológica, as cepas de Streptomyces spp. foram isoladas em placas de Petri e posteriormente em tubos inclinados, ambos com o meio Kuster Williams, e em seguida foi realizado o teste de atividade antimicrobiana em 7 cepas de bactérias de interesse clínico. As cepas de Streptomyces spp. que apresentaram atividades com halos de inibição igual ou acima de 8 mm foram submetidas à identificação micromorfológica. Foram testadas 21 colônias de Streptomyces spp. sob as seguintes bactérias: Klebsiella pneumoniae, Serratia marcescens, Pseudomonas sp., Pseudomonas aeruginosa, Pseudomonas aeruginosa (ATCC- 27853), Escherichia coli (ATCC-25922) e Staphylococcus aureus (ATCC- 25923). Foi observado que 9 colônias, ou seja, 42,8% de Streptomyces spp. apresentaram atividades antimicrobianas, com halos de inibição entre 8 mm e 17 mm. Uma cepa de Streptomyces sp. apresentou atividade em todas as 7 bactérias testadas, possuindo potencial para futuro estudos.
Descrição: VIDAL, I. S. J. Avaliação da atividade antimicrobiana de Streptomyces isolados do solo de Campina Grande, PB. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14302
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivynna Suellen Justino Vidal.pdfPDF - Ivynna Suellen Justino Vidal11.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.