Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14303
Título: Efeito das variáveis ambientais sob a estrutura e composição da ictiofauna em um estuário do Nordeste do Brasil
Autor(es): Badú, Maria Luísa de Araújo Souto
Palavras-chave: Salinidade
Fatores ambientais
Ictiofauna
Estuários tropicais
Rio Mamanguape
Data do documento: 31-Mar-2017
Resumo: A variabilidade das condições ambientais de uma determinada região pode afetar a estrutura e composição das comunidades de peixes, uma vez que estes selecionam os locais com maior potencial de crescimento, investimento reprodutivo e menor risco de mortalidade. Assim, o presente estudo objetiva analisar a influência da variação de condições ambientais na composição e estrutura da ictiofauna ao longo de um gradiente espaço-temporal em um estuário tropical. As amostras foram coletadas em excursões mensais de março a junho e setembro a dezembro de 2016, caracterizando períodos de chuva e seca, respectivamente, no estuário do Rio Mamanguape, Paraíba, Brasil. Os espécimes foram coletados por meio de arrastos de praia (“beach seine”) e redes de espera (“Fyke-net”) em duas zonas do estuário, juntamente com parâmetros ambientais. Houveram variações entre os fatores abióticos ao longo das zonas e períodos de coleta, sendo salinidade e oxigênio dissolvido os ambientais com maior alteração. Foram coletados 17.437 indivíduos, distribuídos em 129 espécies, totalizando uma biomassa maior que 124kg de peixes, dentre as quais Atherinella brasiliensis e Sphoeroides testudineus foram as mais representativas para abundância e, para biomassa, Sphoeroides testudineus e Colomesus psittacus apresentaram os maiores números. A maior variação tanto para riqueza, quanto densidade e biomassa ocorreu na zona superior do período chuvoso, porém apenas os números de biomassa apresentaram diferença significativa. Para as zonas, houve um percentual de dissimilaridade de 76,19%, havendo maior contribuição de Sphoeroides testudineus e Diapterus auratus. Já entre períodos, o número caiu para 74,90% com as mesmas espécies exibindo maior contribuição, porém S. testudineus com maiores valores na chuva e D. auratus, na seca. A dbRDA explicou pouco mais de 53% da variação observada, correlacionando principalmente salinidade e oxigênio dissolvido à distribuição das assembleias. A. brasiliensis e S. testudineus reafirmam seu caráter eurihalino estando presente em toda a extensão do estuário independente da salinidade. Níveis de oxigênio dissolvido e transparência da água se apresentam como importantes fatores ambientais no papel de determinação da abundância dos indivíduos, porém, a salinidade mostrou ser o abiótico de maior influência para a ictiofauna.
Descrição: BADÚ, M. L. de A. S. Efeito das variáveis ambientais sob a estrutura e composição da ictiofauna em um estuário do Nordeste do Brasil. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14303
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luísa de Araújo Souto Badú.pdfPDF - Maria Luísa de Araújo Souto Badú12.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.