Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14306
Título: Precarização do trabalho na atividade de professores substitutos
Autor(es): Oliveira, Vanessa Silva de
Palavras-chave: Psicodinâmica do trabalho
Organização do trabalho
Precarização
Professores substitutos
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre precarização do trabalho e sofrimento psíquico na atividade dos professores substitutos do campus I, de uma Universidade Pública no Município de Campina Grande, Paraíba. De acordo com revisão bibliográfica realizada, o tema da precarização é bastante divulgado em suas várias vertentes e conexões, mas se verificou uma lacuna em sua relação com o trabalho de professores substitutos. Neste sentido, foi justificada a realização desta pesquisa por abarcar uma categoria profissional que tem crescido nos últimos anos em face das reformas na legislação trabalhista que permite a contratação sem concurso público. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e quanto aos seus objetivos é exploratória e interpretativa. A pesquisa foi realizada nos Departamentos de graduação de uma instituição pública de ensino superior e participaram 10 professores substitutos, que tinham pelo menos um ano de trabalho. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário sociodemográfico e profissional e uma entrevista semiestruturada. Os dados desta pesquisa demonstram de que maneira a fragilidade no vínculo empregatício causa o sofrimento nos professores substitutos, podendo este atrapalhar o desenvolvimento de suas atividades, tais como a carga horária excessiva, falta de reconhecimento e baixa remuneração, ocasionando doenças mentais e físicas, e insatisfação. No entanto, apesar dos diversos empecilhos, o trabalho pode ainda ser transformado em fonte de prazer para estes profissionais, onde o sofrimento acaba não sendo de todo nocivo a saúde, quando os professores substitutos conseguem transformar as situações de trabalho, através da mobilização da inteligência e da personalidade do indivíduo.
Descrição: OLIVEIRA, V. S. de. Precarização do trabalho na atividade de professores substitutos. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14306
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Silva de Oliveira.pdfPDF - Vanessa Silva de Oliveira17.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.