Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14307
Título: Estatuto da Família: Análise do discurso de parlamentares
Autor(es): Santos, Jerbbson Dias dos
Palavras-chave: Psicologia Social Discursiva
Discurso religioso
Estatuto da Família
Data do documento: 26-Jul-2017
Resumo: Esta pesquisa analisou o discurso de deputados da comissão especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei Nº 6853/2013, que dispõe sobre o Estatuto da Família. Apoiado pela Frente Parlamentar Evangélica, o projeto visa modificar drasticamente a atenção à família no país, que é considerada a instituição base da sociedade e objeto de proteção especial do Estado, através de uma definição de entidade familiar que exclui diversos arranjos familiares menos tradicionais. Procurou-se identificar os argumentos com conteúdo religioso que são favoráveis ou contrários ao Estatuto, analisando como os parlamentares constroem a factualidade dos seus discursos, ou seja, a sua credibilidade argumentativa. A perspectiva teórico-metodológica escolhida foi a Psicologia Social Discursiva, uma das vertentes da psicologia social pós-moderna com influências pós-estruturalistas da Análise Conversacional e da Etnometodologia. Através de conceitos como ação, variabilidade, retórica e construção, esta pesquisa identificou como os falantes constroem suas elocuções para realizar ações discursivas. Foi possível constatar que os principais argumentos dos deputados favoráveis ao projeto foram a legalidade e a constitucionalidade do Estatuto. Para defender o projeto, também acusaram seus adversários de tentar implantar o laicismo no Estado. Por sua vez, os principais argumentos dos deputados contrários ao projeto foram qualifica-lo como um desrespeito à laicidade do Estado, um gesto de fundamentalismo religioso e uma expressão de homofobia. Foi possível observar, também, como deputados de ambos os lados aparentaram ter interesses religiosos velados e defenderam sua versão do projeto justamente porque corresponde a esses interesses. Concluiu-se que tanto a construção da factualidade discursiva ampara-se no conteúdo religioso dos argumentos, como os argumentos religiosos ganham fidedignidade através das estratégias retóricas de factualidade. Também verificou-se que é possível distinguir os argumentos dos deputados favoráveis e dos deputados contrários apenas em termos de conteúdo, pois em termos de emprego de dispositivos argumentativos, ambos são equivalentes, porquanto utilizam-se de estratégias discursivas similares e recorrem ao discurso religioso para fazerem-se ouvidos. O projeto do Estatuto da Família, tal como está proposto hoje, restringe e limita o acesso a direitos constitucionais, especialmente à proteção da seguridade social, podendo vir a prejudicar a saúde psicossocial da população brasileira caso seja tornado lei.
Descrição: SANTOS, J. D. dos. Estatuto da Família: Análise do discurso de parlamentares. 2017. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14307
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jerbbson Dias dos Santos.pdfPDF - Jerbbson Dias dos Santos29.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.