Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14334
Título: Leitura na sala de aula: uma forma prazerosa de aprender
Autor(es): Alves, Hélide Maria de Pontes Simões
Palavras-chave: Leitura
Alunos
Processo de aprendizagem
Data do documento: 2017
Resumo: No presente artigo, buscamos analisar questões que consideramos de grande importância para a compreensão e prática da leitura como forma de interação e aquisição do conhecimento. Nesse trabalho, é feito algumas reflexões acerca da leitura no ensino escolar, partindo das teorias que priorizam o estudo da língua em sua funcionalidade e reflexão na obtenção de um melhor aproveitamento das aulas de leitura. A complexidade da leitura abrange muito mais do que simples adequação ao sistema social ou a fins práticos de alfabetização, envolve atitude e autonomia enquanto sujeito ativo no processo de construção do sentido da leitura na sua vida e na sociedade; no entanto, continua perpetuando a prática formalista de apenas transcrever o que está explícito no texto como uma atividade de captação das intenções do autor no que ele quer transmitir e cabe ao leitor apenas captar essas finalidades de forma superficial sem ampliar o debate e a troca de idéias. Para fins teóricos utilizamos os autores: Antunes (2003) Lajolo (1993), Pimenta (2011), Buzen e Mendonça (2006), Dionísio e Machado (2002), Freire (1981). a fim de apresentarmos aqui formas prazerosas de no ato de ler. Através dos objetivos, métodos e formas de organização; a escola pode e deve incorporar o estudo do português relacionado às competências e habilidades voltadas para a cidadania e que esta concepção deve ser refletida de forma consciente e crítica com o intuito de ajudar o estudante a compreender linguisticamente o uso funcional e social da língua e aperfeiçoar suas competências comunicativas e desenvolver o senso crítico. Com tais mecanismos a leitura vai se tornando uma prática prazerosa e cada vez mais chamativa aos olhos dos alunos. Neste trabalho foi utilizada a metodologia da pesquisa de cunho avaliativo para melhor fundamentação acerca do tema abordado.
Descrição: ALVES, H. M. de P. S. Leitura na sala de aula: uma forma prazerosa de aprender. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14334
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hélide Maria de Pontes Simões Alves.pdfHélide Maria de Pontes Simões Alves779.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.