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dc.contributor.authorCruz, Ivanildo dos Santos-
dc.date.accessioned2017-08-30T15:48:15Z-
dc.date.available2017-08-30T15:48:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14347-
dc.descriptionCRUZ, I. dos S. Análise reflexiva acerca do processo de ensino aprendizagem e da avaliação de geografia. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa monográfica apresenta uma análise reflexiva acerca do ensino e da avaliação de Geografia nos anos finais da educação básica, revelando a intrínseca relação entre o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação, como a exitosa prática pedagógica para a construção do conhecimento geográfico. Pretende-se conhecer a maneira de se realizar uma educação inclusiva e, avaliativamente, eficaz. Além disso, proporcionar direções para a aprendizagem significativa dos educandos, numa escola estadual do município de Guarabira/PB. Para tanto, são demonstradas discussões baseadas em autores, tais como Freire (1996), Callai (2001), Hadji (2001), Ballester et al. (2003), Vasconcellos (2007) Hoffmann (2009) entre outros. A partir de uma investigação bibliográfica, realizaram-se estudos exploratórios e qualitativos, através de entrevistas, observações e questionários aplicados a um professor colaborador da pesquisa e aos alunos da turma do 2º ano médio, ambos localizados na escola da rede pública do município de Guarabira/PB. Após as averiguações e discussões reflexivas, constatamos que a avaliação é um dos principais apoios da prática pedagógica e da aprendizagem dos educandos, os quais devem ter uma autoanálise, um diagnóstico contínuo e formativo. Consideramos, portanto, a necessária mediação, regulação e estabelecimento de uma diplomação diferenciada, para se erradicar a reprovação escolar, a qual é motivo notório de retrocesso à educação inclusiva e o estopim da evasão escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cléoma Maria Toscano Henriquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAnálise reflexiva acerca do processo de ensino aprendizagem e da avaliação de geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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