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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14347
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cruz, Ivanildo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T15:48:15Z | - |
dc.date.available | 2017-08-30T15:48:15Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14347 | - |
dc.description | CRUZ, I. dos S. Análise reflexiva acerca do processo de ensino aprendizagem e da avaliação de geografia. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa monográfica apresenta uma análise reflexiva acerca do ensino e da avaliação de Geografia nos anos finais da educação básica, revelando a intrínseca relação entre o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação, como a exitosa prática pedagógica para a construção do conhecimento geográfico. Pretende-se conhecer a maneira de se realizar uma educação inclusiva e, avaliativamente, eficaz. Além disso, proporcionar direções para a aprendizagem significativa dos educandos, numa escola estadual do município de Guarabira/PB. Para tanto, são demonstradas discussões baseadas em autores, tais como Freire (1996), Callai (2001), Hadji (2001), Ballester et al. (2003), Vasconcellos (2007) Hoffmann (2009) entre outros. A partir de uma investigação bibliográfica, realizaram-se estudos exploratórios e qualitativos, através de entrevistas, observações e questionários aplicados a um professor colaborador da pesquisa e aos alunos da turma do 2º ano médio, ambos localizados na escola da rede pública do município de Guarabira/PB. Após as averiguações e discussões reflexivas, constatamos que a avaliação é um dos principais apoios da prática pedagógica e da aprendizagem dos educandos, os quais devem ter uma autoanálise, um diagnóstico contínuo e formativo. Consideramos, portanto, a necessária mediação, regulação e estabelecimento de uma diplomação diferenciada, para se erradicar a reprovação escolar, a qual é motivo notório de retrocesso à educação inclusiva e o estopim da evasão escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléoma Maria Toscano Henriques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Análise reflexiva acerca do processo de ensino aprendizagem e da avaliação de geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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