Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14351
Título: O foco narrativo em Wuthering Heights de Emily Brontë
Autor(es): Cruz, Marcelo Cardoso
Palavras-chave: Wuthering Heights
Emily Brontë
Gótico
Foco Narrativo
Data do documento: 2017
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar o foco narrativo do romance Wuthering Heights, de Emily Brontë, sob a perspectiva da personagem Nelly Dean, a empregada e governanta fiel e testemunha ocular dos acontecimentos presentes na obra. Ela teve, em diversos momentos, uma participação decisiva no desenrolar da trama vivenciada entre as famílias Earnshaw e Linton, principalmente no triângulo amoroso vivido por Catherine, Heathcliff e Edgar Linton. Nelly Dean não é apenas uma simples criada, mas também é uma espécie de conselheira, confidente e após a morte da Senhora Earnshaw assume o posto de mãe dos irmãos Catherine e Hindley, e por que não do “bastardo” Heathcliff que também ficou aos seus cuidados? Nelly não é uma simples narradora, mas também exerce uma espécie de poder e, de alguma forma, todos os personagens da trama se encontram ligados a ela, e essa ligação é que faz dela a chave para diversos acontecimentos decisivos que afetam a vida de alguns desses personagens para o bem ou para o mal, consciente ou inconscientemente. Ela também representa as camadas inferiores da população, onde o saber popular, o temor aos castigos divinos, o preconceito, a divisão entre classes sociais e a moral, predominam na Inglaterra do século XIX. Para nortear este trabalho, tomaremos como base os estudos de Friedman (2002), Chiapinni(2007), Gancho (2002), dentre outros.
Descrição: CRUZ, M. C. O foco narrativo em Wuthering Heights de Emily Brontë. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14351
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Cardoso Cruz.pdfMarcelo Cardoso Cruz770.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.