Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14357
Título: Considerações gerais sobre a presença da inquisição na capitania real da Paraíba, no século XVI
Autor(es): Arruda, Severino Tomaz de
Palavras-chave: Inquisição
História da Paraíba
Igreja Católica
Data do documento: 2017
Resumo: A Igreja tornou-se uma das maiores detentoras de terras e poder político. Em 1542, o Papa Paulo III instituiu o Santo Ofício como corte suprema de resolução de todas as questões ligadas à fé e à moral. O Santo Ofício no Brasil foi aos moldes da Inquisição Portuguesa. Tal ato se fazia necessário para fazer frente à Reforma Protestante que se alastrava pela Europa. Sendo assim, o objetivo desse trabalho sintetiza as ações do Tribunal do Santo Ofício, na Capitania da Paraíba. A trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, segundo Pradanov e Freitas (2013) este tipo de pesquisa é elaborada a partir de material já publicado, onde o pesquisador está em contato direto com todo material já escrito sobre o assunto da pesquisa. Sendo assim, o trabalho foi baseado a partir dos estudos de VAIFAS (2011); NOVINSK (2001); MOTT (1999) BARROS (1999) ASSIS 92014). Tradicionalmente a visitação dos tribunais de julgamentos da Igreja, na Paraíba obteve lucros com o confisco de bens, tanto de cristãos-novos, quanto do povo em geral, os quais contribuíram com a colonização. Assim, como tantas outras Capitanias do Brasil, a Paraíba sofreu invasões, a exemplo da Francesa e Holandesa. Os crimes sofridos foram relacionados à sodomia, bigamia, blasfêmia, suspeita de judaísmo, feitiçaria, libertinagem e proposições heréticas. Portanto, pode-se dizer que houve investigação na vida social e moral da população no período citado, além de insegurança social de todos os povos não praticantes do Cristianismo, bem como dos próprios católicos. A igreja católica foi movida por desejos terrenos, por ambição e lucros fáceis.
Descrição: ARRUDA, S. T. de. Considerações gerais sobre a presença da inquisição na capitania real da Paraíba, no século XVI. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14357
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Tomaz de Arruda.pdfSeverino Tomaz de Arruda1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.