Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14358
Título: Jogo e Brincadeira na educação infantil: uma observação na sala do maternal II no CREI Flaviana Malheiros da Silva - Sapé/PB
Autor(es): VIeira, Marcela Renato
Palavras-chave: Jogos
Brincadeiras
Educação Infantil
Desenvolvimento Infantil
Data do documento: 2017
Resumo: Esta pesquisa tem como ponto de partida a tese de que o brincar é algo próprio do ser humano e que, no desenvolvimento desta atividade, a criança não apenas se diverte, mas também desenvolve seu potencial cognitivo, social e emocional. A presente pesquisa tem por objetivo identificar qual a utilização dos jogos e brincadeiras na sala de aula do maternal II, no Centro de Referência da Educação Infantil Flavina Malheiros da Silva – Sapé/PB. Para compreender a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil é que na revisão de literatura buscou-se seu aporte teórico, por meio de estudiosos como Piaget (1971), Vygotsky (1991), Friedmann (2012), dentre outros, que pontuam a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, contribuindo para o crescimento das crianças de forma completa e dinâmica. Dessa forma, compreendemos que não podemos dispensar os potenciais que cada jogo e cada brincadeira têm e que é preciso que o (a) educador (a) tenha conhecimento para que possa enxergar os aspectos do desenvolvimento indicados por teóricos da educação. As contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil nos possibilitou constatar que tanto o jogo quanto a brincadeira são elementos fundamentais para o desenvolvimento das crianças e são imprescindíveis ao desenvolvimento geral do indivíduo, pois atuam como uma forma de linguagem, um meio de expressão e comunicação, como mecanismo que produz alegria, diversão, práticas de emoções e implantação do conhecimento.
Descrição: VIEIRA, M. R. Jogo e Brincadeira na educação infantil: uma observação na sala do maternal II no CREI Flaviana Malheiros da Silva - Sapé/PB. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14358
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Renato Vieira.pdfMarcela Renato Vieira970.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.