Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1436
Título: Fatores determinantes da evasão escolar no ensino médio
Autor(es): Espínola, Flauberthy Almeida Lima
Palavras-chave: Evasão escolar
Fatores internos
Fatores externos
Data do documento: 2-Ago-2013
Resumo: Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada sobre os Fatores Determinantes da Evasão Escolar no Ensino Médio, entendidos como fatores internos que influenciam o aluno a partir de dentro da instituição, e fatores externos que são consequências da vida social do educando. Tem por objetivo especificar algumas causas que levam os alunos a abandonar a escola, como problemas inerentes à metodologia de alguns professores, a família, o trabalho, entre outros, expondo a necessidade de políticas públicas mais eficazes, visto o demorado processo das atuais. Para realização da pesquisa de campo, foi elaborado um questionário com perguntas relativas aos motivos que acarretam no fenômeno da evasão escolar. As respostas ao questionário foram analisadas através da estatística descritiva, Participaram da pesquisa 90 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual, nos três turnos de aula da instituição, sendo feitas perguntas objetivas e subjetivas, as quais solicitaram uma auto-avaliação do estudante, além de suas perspectivas quanto a continuação dos estudos, os principais fatores que influenciam a Evasão Escolar, a avaliação dos professores, quanto a repetência e o que seria mais importante em uma escola. Para complementar as informações obtidas através do questionário foi realizada uma entrevista com a diretora, questionando a problemática da Evasão Escolar, sob ótica da instituição, e quais os mecanismos utilizados pela mesma para inibir os fatores observados como determinantes para esse processo. Verificaram-se como nítidas as deficiências de muitas famílias brasileiras na questão educacional. Considerou-se a necessidade de melhoras na educação como um todo, sob o pensamento de que a educação pode reverter o próprio déficit familiar e fazer com que se construa uma sociedade mais igualitária. Foi proposto métodos para redução da Evasão Escolar e maiores investimentos em políticas públicas para incentivar a permanência do aluno na sala de aula, visto que a educação não melhora apenas a vida do concluinte, mas de toda uma sociedade.
Descrição: ESPÍNDOLA, F. A. L. Fatores determinantes da evasão escolar no ensino médio. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1436
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flauberthy Almeida Lima Espínola.pdfFlauberthy Almeida Lima Espínola1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.