Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14362
Título: Os impactos da seca sobre a agricultura familiar: o caso do Município de Dona Inês - PB
Autor(es): Guedes, Adailma Cristina de Oliveira
Palavras-chave: Fenômeno da Seca
Agricultura Familiar
Dona Inês/PB
Data do documento: 2017
Resumo: O fenômeno das secas sempre foi marcante na região Nordeste, tendo em vista que parte considerável do seu território está englobada no chamado Polígono das Secas. Nos últimos anos as estiagens têm sido cada vez mais frequentes e mais prolongadas e é fato que as adversidades climáticas têm um peso considerável quando se trata da produção agrícola. No município de Dona Inês, objeto de investigação desse estudo, a situação não é diferente. Através de um estudo de caso procurou-se analisar os principais problemas enfrentados pelos agricultores no que se refere a constante falta de chuvas nos últimos anos (entre 2010 e 2015), acarretando uma queda na produção de alimentos. Além da situação climática, outros fatores também contribuem para agravar o quadro da pequena agricultura, tais como a falta de crédito rural, a deficiência da infraestrutura das propriedades, a ausência de assistência técnica, dentre outros. Tal situação obriga as famílias a buscarem nova moradia nas periferias das cidades, sejam elas pequenas, médias ou grandes. A realidade vivenciada em Dona Inês é semelhante ao panorama socioeconômico de muitos outros pequenos municípios do Estado da Paraíba e da região Nordeste. Nesse sentido, seja no campo ou na cidade, os trabalhadores e suas famílias não têm perspectivas de mudanças e precisam conviver com as incertezas do tempo (chuvas), da política e da economia.
Descrição: GUEDES, A. C. de O. Os impactos da seca sobre a agricultura familiar: o caso do Município de Dona Inês - PB. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14362
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adailma Cristina de Oliveira Guedes.pdfAdailma Cristina de Oliveira Guedes2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.