Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14368
Título: O núcleo de educação especial da UEPB - NEDESP: práticas inclusivas nos territórios da educação especial
Autor(es): Ribeiro, Leandro Guimarães
Palavras-chave: Educação inclusiva
Escola especial
Escolanovismo
Escola tradicional
Data do documento: 10-Ago-2017
Resumo: Desde a antiguidade até os dias atuais as pessoas com deficiência são objeto de preconceito no âmbito social e educacional. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da efetivação da educação inclusiva para uma sociedade mais igualitária, com a proposta de apontar o percurso do Núcleo de Educação Especial (NEDESP) da Universidade Estadual da Paraíba, tomando como referencia sua atuação no ensino superior e na sociedade em geral. Reconhecendo os atos de exclusão e preconceito direcionados aos deficientes como uma prática cultural, buscamos refletir cultura a partir das considerações, principalmente, dos historiadores Sandra Pesavento e Peter Burke. Por meio de revisão bibliográfica amparada teoricamente pelas discussões da Nova Historia Cultural, buscamos entender como se deu o preconceito contra a deficiência ao longo do tempo, as consequências causadas por tais práticas e como o NEDESP surge como um referencial de busca pela garantia dos direitos do aluno deficiente no contexto do ensino superior no século XXI.
Descrição: RIBEIRO, L. G. O núcleo de educação especial da UEPB - NEDESP: práticas inclusivas nos territórios da educação especial. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14368
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Guimarães Ribeiro.pdf625.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.