Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14371
Título: Discursos que normatizam, desejos que emancipam: mulher e igreja católica na Paraíba Republicana (1889-1909)
Autor(es): Araújo, Joelma Maria Bento de
Palavras-chave: República paraibana
Igreja
Mulher
Data do documento: 11-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho traça uma análise historiográfica acerca dos estudos que envolvem as relações de poder da Igreja Católica envolvendo gênero e tramas políticas nas primeiras décadas da república paraibana. Nessa perspectiva, analisamos as documentações redigidas pelo Arquivo Eclesiástico da Paraíba, o Jornal A Impressa, as Cartas Pastorais de Dom Adauto e o Jornal Verdade que circulou na cidade de Areia. Os discursos produzidos pela Igreja Católica paraibana no período abordado conduz nossa pesquisa objetivando compreender como o processo republicano influenciou o movimento de escrita no interior do corpo eclesiástico, analisar as estratégias da Igreja Católica na tentativa de reestabelecer o seu poder, identificar com que proposito os artigos referentes a normas e condutas para mulheres casadas, educação da mocidade, matrimonio e divorcio são redigidos compulsoriamente, problematizar o papel do homem e da mulher na sociedade paraibana da época. Partimos de uma linha de pensamento voltado para história cultural e relações de poder o qual nos deu maior suporte em abordar temas como religião, república e mulher.
Descrição: ARAÚJO, J. M. B. Discursos que normatizam, desejos que emancipam: mulher e igreja católica na Paraíba Republicana (1889-1909). 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14371
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Maria Bento de Araújo.pdf542.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.