Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14374
Título: O Jornal da Paraíba e suas travestis: os estereótipos de ser travesti (1990)
Autor(es): Silva, Kaline Leandra Barbosa da
Palavras-chave: Análise do discurso
Jornal da Paraíba
Estereótipo
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: Condicionadas ao reducionismo empírico de uma imprensa pautada na construção de verdades cristalizadas sobre o modelo ideal de família, moral e sexualidade, as travestis tornaram-se alvos de críticas e representações: prostitutas, criminosas, “aidéticas” e carnavalescas. De um extremo a outro, a travesti, com sua fluidez corpórea e identitária, se contrapõe a estabilidade das práticas discursivas do Jornal da Paraíba impresso acerca da mesma, em todo o decorrer da década de 1990. Sinalizado como dispositivo de poder que se restringe aos padrões normativamente aceitos e favoráveis a sociedade da época, esse discurso midiático veiculou notícias das mais variadas regiões do país, estabelecendo uma associação entre as travestis e os lugares de perigo, medo, incerteza e exotização/erotização, partindo do contexto paraibano para o nacional, anunciando e denunciando uma espécie de profanação a moral social, que estaria sendo praticada pelas travestis ao assumirem sua conduta sexualmente desviante. Neste sentido, a presente pesquisa objetiva problematizar as múltiplas imagens das travestis produzidas pelo Jornal da Paraíba na década de 90, analisando como elas foram constituídas a partir de estereótipos degradantes, que ameaçavam desorganizar uma dada ordem social estabelecida naquele período.
Descrição: SILVA, K. L. B. O Jornal da Paraíba e suas travestis: os estereótipos de ser travesti (1990). 2017. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14374
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaline Leandra Barbosa da Silva.pdf4.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.