Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14380
Título: | As novas tendências historiográficas e suas "ressonâncias" na produção do livro didático de história: análise de algumas coleções do ensino fundamental e médio |
Autor(es): | Medeiros, Fabrícia Evellyn Araújo |
Palavras-chave: | Ensino de história Livros didáticos Ensino médio Ensino fundamental |
Data do documento: | 10-Ago-2017 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir a aproximação entre o campo do ensino de história e os debates suscitados pela emergência de uma nova historiografia trabalhada a partir do fim do século XIX e mais intensamente no início do século XX. Tomamos como ponto de partida uma breve analise da História Cultural e da História Social para então analisarmos algumas produções das coleções dos livros didáticos de História dos últimos anos, e, como estes campos referentes a nova historiografia tem chegado aos livros didáticos de história de ensino fundamental e médio. De que maneira temáticas como a história do cotidiano, das mulheres, as histórias da infância, do imaginário, da vida privada, do medo, do amor, da alimentação, do regionalismo, saem então da academia para chegarem até os professores do ensino básico? Tais analises nos permitem tecer um breve panorama do atual ensino e das propostas curriculares que almejam um ensino de história cada vez mais significativo condizente com as crescentes discussões acadêmicas para um ensino de história cada vez mais renovado e significativo. Pois a priore, temos a sensação de uma enorme descontinuidade entre os conhecimentos produzidos na academia e o que fazem os professores do ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas. Procuramos investigar sobretudo os materiais didáticos, estes que buscam reunir uma sequência de conteúdos a serem transmitidos para os alunos, e ainda consistem como verdadeiros manuais para os professores que muitas vezes o utilizam como único material de aporte teórico e metodológico. É importante investigar como os livros didáticos estão sendo produzidos e quais temas eles estão abordando, para que possamos relacionar e interagir cada vez mais a escrita acadêmica com o trabalho dos professores do ensino básico de história. Perceber e problematizar esta relação nos faz compreender os limites e possibilidades almejados pelo ensino de história na formação de alunos como sujeitos socialmente críticos e éticos, assim como a qualidade da formação docente, visto que, a cada ano são formados milhares de historiadores e professores de história, e são estes mesmos que irão atuar nas escolas de ensino básico. Para analisar esta proposta será necessário a leitura de alguns autores importantes que trabalham com a história Cultural, com a História Social e com as temáticas da história da educação, além de uma análise bibliográfica referente as novas tendências historiográficas, e da análise das próprias coleções de livros didáticos de autores e editoras diferentes |
Descrição: | MEDEIROS, F. E. A. As novas tendências historiográficas e suas "ressonâncias" na produção do livro didático de história: análise de algumas coleções do ensino fundamental e médio. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14380 |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fabrícia Evellyn Araújo Medeiros.pdf | 2.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.