Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14383
Título: O Jornal da Paraíba e seu acervo fotográfico digital
Autor(es): Cordeiro, Débora Pessoa
Palavras-chave: Banco de imagens
Fotojornalismo
Jornal da Paraíba
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: Os arquivos são conjuntos de documentos sob a custódia de uma determinada instituição, especificamente neste trabalho falamos dos arquivos especiais, os fotográficos, visto que a denominação de arquivo independe do suporte utilizado. Considerando a vivência diária na empresa de comunicação Jornal da Paraíba e conhecendo o projeto do Banco de Imagens lá criado, iniciou-se o interesse em analisar o seu arquivo fotográfico digital, que dispõe das fotos jornalísticas, de forma que fosse possível verificar sua organicidade, a facilidade de recuperação da informação e detectar se existe uma política de preservação. Este acervo digital disponibiliza as fotografias escolhidas pelos fotógrafos de cada pauta em um banco de imagens aberto aos seus usuários internos, para que sejam escolhidas as fotos que serão publicadas nas edições do Jornal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, baseada na observação participativa e referências bibliográficas. Foi identificado que o Banco de Imagens atende as suas expectativas do projeto inicial no que diz respeito a sua organização e quanto à recuperação da informação, porém não existe uma política efetiva de preservação, visto que a preocupação principal da empresa é com a foto que será publicada praticamente imediatamente em sua edição, sem se pensar na posterioridade.
Descrição: CORDEIRO, D. P. O Jornal da Paraíba e seu acervo fotográfico digital. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14383
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Pessoa Cordeiro.pdfDébora Pessoa Cordeiro1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.