Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14386
Título: Relação entre massa corporal e taxa respiratória em arthropoda de floresta atlântica (Paraíba, Brasil)
Autor(es): Costa, Idalio do Amaranto
Palavras-chave: Dióxido de carbono
Respirometria animal
Analisador de gás por infravermelho
Data do documento: 26-Mai-2017
Resumo: Entende-se por respirometria a medida de troca gasosa realizada por um animal, no qual utiliza-se a variação da concentração dos gases respiratórios para cálculo da taxa de respiração. Estudos de taxa respiratória em artrópodes remetem a dados eco fisiológicos importantes, uma vez que estes animais realizam importantes funções ecossistêmicas e por serem a maior diversidade e abundância de animais presentes na Terra. Esta pesquisa mede e descreve taxas respiratórias, através da emissão de CO2, e as relaciona com a massa corporal de artrópodes. Este estudo foi realizado em fragmentos remanescentes de Floresta Atlântica litorânea da Paraíba, Brasil. a pesquisa abrange todos os subfilos viventes de artrópodes (Crustácea, Chelicerata, Myriapoda e Hexapoda) representado por 705 espécimes coletados ativamente e experimentados através de respirometria fechada pelo Analisador de Gás por Infravermelho (IRGA). Como resultado foi visto que dentre os artrópodes avaliados os Hexapoda e Chelicerata apresentaram maiores taxas de emissão de dióxido de carbono enquanto que os Crustácea e Myriapoda as menores. Sobre a relação com a massa corporal, os Hexapoda e Crustácea apresentaram maior respiração por massa específica de artrópode, e em geral, todos os Arthropoda seguiram o padrão descrito pela fisiologia animal, onde a massa corporal e a taxa respiratória animal encontram-se correlacionadas inversamente.
Descrição: COSTA, I. do A. Relação entre massa corporal e taxa respiratória em arthropoda de floresta atlântica (Paraíba, Brasil). 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14386
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Idalio do Amaranto Costa.pdfIdalio do Amaranto Costa1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.