Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14389
Título: As variações para o conceito de "sovina" no município de Mulungu-PB: um estudo dialetológico do léxico
Autor(es): Nascimetno, Lidiane Nogueira de Oliveira
Palavras-chave: Dialetologia
Variação Diatópica
Variantes Lexicais
Data do documento: 2017
Resumo: Nosso trabalho objetiva analisar as principais variantes lexicais encontradas para o conceito de “sovina”. Analisamos a questão 138 que faz parte do campo semântico “Convívio e comportamento social” do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Através de uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter diatópico, realizada no município de Mulungu-PB, foram aplicados inquéritos, os quais foram gravados, com 12 informantes da localidade supracitada, tanto da cidade quanto da zona rural do município com o intuito de comparar os dados coletados em busca de possíveis diferenças lexicais entre as localidades. A base teórica de nosso trabalho foi fundamentada na Dialetologia e Sociolinguística, por meio dos estudos de CARDOSO (2010), TARALLO (2002), PRETI (2003) e outros. Ao final da pesquisa concluímos que existe variação diatópica com relação às localidades pesquisadas uma vez que, apesar de encontrarmos variantes que são comuns às duas localidades, algumas são predominantes em apenas uma delas. Outras variantes foram encontradas apenas na zona rural, além de outra variante que ocorreu apenas na fala de um informante da cidade. Verificamos também que os demais critérios utilizados na pesquisa, além do critério de localização geográfica, como faixa etária e escolaridade, não foram determinantes para a ocorrência das variantes registradas nos inquéritos.
Descrição: NASCIMENTO, L. N. de O. As variações para o conceito de "sovina" no município de Mulungu-PB: um estudo dialetológico do léxico. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14389
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Nogueira de Oliveira Nascimento.pdfLidiane Nogueira de Oliveira Nascimento524.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.