Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14391
Título: Fluxo migratório e o processo de urbanização na cidade de Guarabira - PB
Autor(es): Pacheco, Jackceline Dias
Palavras-chave: Urbanização
Fluxo Migratório
Globalização
Expansão Urbana
Data do documento: 2016
Resumo: O presente texto objetiva, enquanto proposta de trabalho de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UEPB/Guarabira, analisar o fluxo migratório e o processo urbano/populacional do município de Guarabira/PB. Para melhor fundamentar nossa pesquisa, dissertamos sobre alguns fatores que impulsionaram a migração populacional das áreas rurais para áreas urbanas, como por exemplo, a Revolução Industrial, a modernização da agropecuária nordestina, e recentemente, o fenômeno da Globalização. Abordamos informações procedentes desses processos, procurando evidenciar os novos elementos que contribuíram para a expansão urbana nas cidades, ou seja, analisamos a produção e reprodução social do espaço geográfico como: o inchaço populacional, a ocupação desigual do território, e as transformações mediadas pelo trabalho humano ocorridas na relação existente entre a sociedade e a natureza. Metodologicamente, nos apropriamos de uma análise de imagens e dados estatísticos extraídos da web, por intermédio sítio eletrônico www.ibge.gov.br, no intuito de mostrar dados oficiais referentes ao fluxo migratório no país, mais precisamente no município de Guarabira/PB. Assim, esse foi o principal meio documental que traçou nossa análise em torno do processo de urbanização do município de Guarabira/PB. Entre outras fontes bibliográficas que apresentaram um material metodológico satisfatório para elaboração de nossa análise, destacamos a leitura de Obras que se aproximam com o nosso tema de pesquisa, a partir da leitura de autores que destacam essa temática tais como: Carlos (2007), Santos (1988, 2008) e Waldemar (2005) entre outros. Assim, nossa pesquisa compreende que, o município passou por um largo crescimento populacional e territorial em seu espaço habitado. Portanto, sabendo que o município de Guarabira/PB ainda se encontra em processo de crescimento e expansão urbana, esperamos contribuir com essa pesquisa e que ela sirva enquanto registro geográfico do traçado urbano e das transformações ocorridas no município.
Descrição: PACHECO, J. D. Fluxo Migratório e o Processo de Urbanização na Cidade de Guarabira - PB. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14391
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jackceline Dias Pacheco.pdfJackceline Dias Pacheco1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.