Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14395
Título: Expansão urbana e aspectos socioeconômicos da cidade de Araçagi/PB
Autor(es): Santos, Hélio Vieira dos
Palavras-chave: Urbanização
Araçagi
Crescimento Urbano
Data do documento: 2017
Resumo: O processo de urbanização é um fenômeno que ocorre em escala mundial, e fomenta o crescimento, acentuando o número de habitantes e do tamanho das cidades. As desigualdades econômicas e a dificuldade de determinadas regiões, como a região Nordeste em se inserir na economia nacional contribuiu para a ocorrência de uma urbanização impensada. Na Paraíba o processo de urbanização e modernização das cidades esteve ligado diretamente a oferta de serviços e ao desempenho das atividades comerciais. Como toda cidade de pequeno porte, Araçagi que se localiza na Mesorregião do Agreste paraibano e na Microrregião de Guarabira/PB. Possui desenvolvimento lento, porém continuo. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar o crescimento urbano e as contradições espaciais existentes na cidade de Araçagi/PB. Para tanto foram identificados os aspectos econômicos, buscando assim, compreender sua estrutura espacial e as possibilidades para um crescimento urbano ordenado. Sobre o método, em gabinete foram levantadas as referências relacionadas a essa temática e visitas a órgãos públicos, tais como a prefeitura Municipal de Araçagi/PB e a secretaria de Educação do Município de Araçagi/PB. Em campo foram feitos registros fotográficos da cidade, com a utilização de drone, para termos uma vista panorâmica do espaço urbano. O município de Araçagi está continuamente em crescimento, mesmo em um ritmo lento, em relação ao crescimento urbano. Devido a extensão rural do município e novas emancipações políticas na região, muitos moradores do campo, mudaram seus domicílios eleitorais, reduzindo boa parte da sua população. Esse espaço marcado pela agricultura e a pecuária, desde sua formação, como principais atividades econômicas, ao longo do tempo vem ganhando destaque as atividades relacionadas ao comércio, serviços e a indústria. Isso contribui para o crescimento e desenvolvimento dessa área, o que consequentemente influenciará no processo de crescimento e planejamento urbano. O número de residências no município de Araçagi tem crescido, existe a procura de terrenos destinados à moradia, o que evidencia o crescimento horizontal e vertical (surgimento de bairros periféricos, e prédios que vão de dois a quatro andares nas áreas centrais). O município citado é pouco desenvolvido, mas já oferece serviços e estruturas que no passado não eram encontrados.
Descrição: SANTOS, H. V. dos. Expansão urbana e aspectos socioeconômicos da cidade de Araçagi/PB. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14395
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hélio Vieira dos Santos.pdfHélio Vieira dos Santos1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.