Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14399
Título: O fenômeno da ambiguidade: uma análise semântica a partir do anúncio publicitário da cerveja Devassa
Autor(es): Souza, Lihéber Targino
Palavras-chave: Ambiguidade
Semântica
Recurso Semântico
Discurso Publicitário
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo tem como foco principal trazer uma discussão acerca da ambiguidade como recurso intencional que pode ser empregado em alguns textos de forma criativa, a exemplo dos produzidos no âmbito da publicidade, a fim de atrair a atenção do interlocutor. Dessa forma, iremos discorrer sobre esse fenômeno a partir da ótica semântica, a qual traz esse fenômeno como um elemento que deve ser evitado em alguns gêneros textuais (a exemplo dos que circulam no âmbito científico) e ainda destacaremos como (e por que) ele pode ser visto também como elemento de grande predominância e ocorrência no discurso publicitário. Para tanto, utilizamos como embasamento para nossas discussões, os seguintes pressupostos teóricos: Cançado (2008), Carvalho (2003), Ferreira (1994), Silva (2006), entre outros estudiosos no âmbito da semântica e da publicidade. Considerando esses dois parâmetros discutidos ao longo do trabalho, a presente pesquisa por ser de natureza qualitativa-interpretativa, trará, por fim, os resultados de uma análise realizada a partir de um anúncio publicitário da cerveja Devassa. Por meio da referida análise, foi possível perceber que, apesar de a ambiguidade presente no referido anúncio ter sido empregada com o intuito de atrair a atenção do público para apresentar o produto divulgado, causou alguns equívocos de sentido devido às interpretações que foram acionadas pelos leitores da mensagem veiculada.
Descrição: SOUZA, L. T. de. O fenômeno da ambiguidade: uma análise semântica a partir do anúncio publicitário da cerveja Devassa. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14399
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lihéber Targino de Souza.pdfLihéber Targino de Souza927.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.