Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14409
Título: A relação entre o o escravo livre e a família senhorial no conto
Autor(es): Souza, Fernanda Ribeiro de
Palavras-chave: Machado de Assis
Representação Literária
Escravo Livre
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho propõe verificar a representação do negro na condição de escravo livre no conto “Encher tempo”, de Machado de Assis. A leitura tem por foco verificar no estilo machadiano quanto à abordagem do tema da escravidão e a representação da relação dos escravos com seus senhores na obra “Encher tempo”, tendo como objeto de estudo, mais especificamente a construção da personagem negra. Neste sentido, tal personagem é utilizada como subsidio para demonstrar o posicionamento do escritor em relação a escravidão e a liberdade dos negros. A leitura do conto objeto de estudo observa que o autor Machado de Assis não foi omisso no que diz respeito ao tema do negro e da escravidão. Antes disso, ao fazer uso de uma forma marcada pela sutileza, acaba por revelar a opressão sofrida pelos escravos, apresentando assim uma nova perspectiva, um tanto crítica, ao tema.
Descrição: SOUZA, F. R. de. A relação entre o o escravo livre e a família senhorial no conto. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14409
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Ribeiro de Souza.pdfFernanda Ribeiro de Souza766.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.