Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14412
Título: Abordagens relacionadas ao aleitamento materno durante o pré-natal: Relato de experiência
Autor(es): Nóbrega, Suyanne Moura
Palavras-chave: Enfermagem
Gestante
Cuidado pré-natal
Aleitamento materno
Data do documento: 18-Ago-2017
Resumo: Introdução: O leite materno é o alimento indispensável no início da vida, completamente adaptado ao metabolismo do bebê, rico em fatores de proteção contra diarreias e infecções, além de promover o vínculo mãe-bebê. Para que haja o interesse da mãe em relação ao aleitamento, percebe-se a necessidade de orientações relacionadas ao mesmo durante todas as consultas de pré-natal, afim de esclarecer dúvidas e relacionar as vantagens dessa prática.Objetivo: Descrever as ações desenvolvidas por uma acadêmica de enfermagem relacionadas às orientações realizadas no pré-natal, voltadas à importância e vantagens do aleitamento materno. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a partir de ações realizadas nas unidades de saúde da atenção primária, durante as consultas de pré-natal. O estágio foi realizado no município de Juazeirinho – PB no período compreendido entre 20 de março e 10 de abril de 2017.Relato da experiência: Todas as ações necessárias na atenção primária, foram realizadas nas unidades de saúde, como controle de hipertensão e diabetes, planejamento familiar, puericultura, e pré-natal, onde foram realizadas as consultas de rotina, e realizadas ações educativas com relação ao aleitamento materno, destacando-se a importância deste no desenvolvimento da criança. Considerações finais: Percebeu-se a importância da atuação da equipe de enfermagem na triagem, acolhimento, orientações e sensibilização das mesmas quanto ao aleitamento materno. Além disso esclarecem uma nova dinâmica na abordagem coletiva, que facilitou que as participantes se sentissem mais à vontade para que suas dúvidas fossem esclarecidas. É importante que a equipe invista em novos métodos de trabalho, afim de informar e reduzir os mais diversos agravos na condição geral de acordo com cada população assistida. A realização de ações educativas durante as etapas do ciclo gravídico-puerperal é muito importante, mas, é no pré-natal, que a mulher deve ser melhor orientada para esclarecer dúvidas, fazendo com que apresente menor risco de complicações no puerpério e mais sucesso durante a amamentação.
Descrição: NÓBREGA, S. M. Abordagens relacionadas ao aleitamento materno durante o pré-natal: Relato de experiência. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14412
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suyanne Moura Nóbrega.pdfPDF - Suyanne Moura Nóbrega4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.