Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14413
Título: A prevenção e controle do câncer do colo de útero: relato de experiência
Autor(es): Araújo, Fernanda Letycia Andrade de
Palavras-chave: Câncer do Colo do Útero
Atenção Primária à Saúde
Câncer do Colo do Útero - Prevenção
Data do documento: 16-Ago-2017
Resumo: O Brasil possui elevados índices de morbidade e mortalidade por câncer do colo do útero, apesar de haver implementação de estratégias efetivas para o controle deste, que incluem ações de promoção à saúde; prevenção primária; detecção precoce; rastreamento; tratamento e cuidados paliativos. É a segunda neoplasia mais prevalente entre as mulheres, com aproximadamente 500 mil novos casos por ano no mundo e 230 mil mulheres morte. As Unidades de Atenção Primária à Saúde são consideradas porta de entrada do usuário no sistema de saúde, espaço em que o enfermeiro é um importante integrante da equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família. O trabalho teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas por uma acadêmica de enfermagem no Estágio Multidisciplinar Interiorizado, com enfoque ao exame preventivo do Câncer do Colo do Útero e Mama na Atenção Primária de Saúde. Trata-se de um relato de experiência de cunho crítico-reflexivo e descritivo, realizado no município de Juazeirinho, Paraíba, no período de 10 de Abril a 05 de Maio de 2017. Os dados foram obtidos através da realização e observação direta dos exames citopatológico durante as consultas de enfermagem subsidiando a construção de um diário de campo. Evidenciou- se que o enfermeiro tem papel fundamental na promoção da saúde, através de atividades educativas, sua integração com a equipe e a comunidade e conhecimento da realidade local. Neste sentido, ressalta-se os profissionais de enfermagem possuem grande influência na construção do conhecimento do processo saúde/doença da comunidade, tendo a Educação em Saúde como ferramenta da dispersão destes conhecimentos.
Descrição: ARAÚJO, F. L. A. de. A prevenção e controle do câncer do colo de útero: relato de experiência. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14413
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Letycia Andrade de Araújo.pdfPDF - Fernanda Letycia Andrade de Araújo7.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.