Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14418
Título: Dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA com o ensino-aprendizagem da Matemática
Autor(es): Santos, Josenildo Paulino dos
Palavras-chave: Educação matemática
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Dificuldades de ensino-aprendizagem
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar aspectos relacionados às dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA no ensino-aprendizagem da Matemática, motivado por uma experiência vivida pelo autor em um estágio supervisionado realizado em escolas públicas, sendo utilizados aportes teóricos sobre o tema, os quais trouxeram maiores esclarecimentos e delimitação para o trabalho realizado. Este estudo é realizado com base em materiais bibliográficos consultados, na experiência vivida do autor e em dados levantados por meio de um questionário respondido por alunos do ensino médio, buscando sugestões para reduzir as dificuldades na aprendizagem de matemática e, conclui que a educação de jovens e adultos precisa ser diferenciada, não podendo implantar em seu processo as mesmas metodologias aplicadas à Educação Básica regular, visto a peculiaridade de seu público alvo, que requer projetos pedagógicos que atendam suas expectativas, reconhecendo a sua experiência de vida e o seu meio, não esquecendo de perceber o trabalho como princípio educativo essencial, pois boa parte dos educandos são trabalhadores. Outrossim, percebeu-se que a qualidade do processo de ensino-aprendizagem depende muito da relação professor- aluno, assim, o papel do professor é importantíssimo nesse processo, buscando aproximação com o aluno, minimizando as dificuldades encontradas pelos mesmos e, para isso o professor da EJA precisa de uma formação direcionada para atender as expectativas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Descrição: SANTOS, J. P. dos. Dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA com o ensino-aprendizagem da Matemática. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14418
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenildo Paulino dos Santos.pdfPDF - Josenildo Paulino dos Santos10.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.