Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14419
Título: Oficinas de Matemática: Uma experiência com os reeducandos do Serrotão
Autor(es): Silva, Maurino Soares da
Palavras-chave: Ensino de geometria
Etnomatemática
Matemática - Resolução de problemas
Ensino - Sistema prisional
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: Neste trabalho objetivamos relatar os resultados de uma experiência realizada com os reeducandos do sistema prisional de Campina Grande, mais precisamente no campus avançado da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, localizado no Presídio Regional do Serrotão, tendo como metodologia a aplicação de oficinas de matemática elaboradas a partir de tendências de ensino como resolução de problemas e a etnomatemática. Consideramos e valorizamos os conhecimentos de mundo dos mesmos na formulação das aulas para construção de novos conhecimentos. Assim, propusemos duas situações problema, a construção de uma maquete de ponte através de palitos de churrasco e de picolé e a segunda, a construção de uma sala de aula, a partir das quais trabalhamos toda geometria envolvida e um possível orçamento de todo o material utilizado para a realização da tarefa. Concluímos que as oficinas realizadas tiveram grande êxito, pois os reeducandos puderam trabalhar em grupos e relacionar a Matemática de maneira significativa com suas vidas, pois muitos deles trabalham com artesanato e foi muito bom poder relacionar esta habilidade deles com a oficina da maquete. Outros têm conhecimento de construção civil o que facilitou o desenvolvimento da oficina que envolvia a construção da sala de aula.
Descrição: SILVA, M. S. da. Oficinas de Matemática: Uma experiência com os reeducandos do Serrotão. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14419
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurino Soares da Silva.pdfPDF - Maurino Soares da Silva12.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.