Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14423
Título: Levantamento histórico e socioeconômico do assentamento Cícero Romana I no município de Esperança - PB
Autor(es): Lima, Amanda Freire de
Palavras-chave: Reforma agrária
Assentamento
Socioeconômico
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: É necessário que os procedimentos hoje destinados aos Projetos de Reforma Agrária tenham alternativas viáveis socialmente e economicamente no âmbito do espaço geográfico demarcado para tal finalidade, caso contrário os assentados campesinos que dependem dessas áreas para viver, terão suas dificuldades ampliadas para adequar seus lotes aos padrões preconizados pela a agricultura e pecuária de subsistência, conforme as determinações do INCRA – órgão responsável por estas áreas. No entanto, o Assentamento Cícero Romana I no Município de Esperança – PB apresenta um conjunto de ações governamentais segmentadas pelo INCRA que orienta a redistribuição da estrutura fundiária da localidade, numa perspectiva processual de uso da terra que busca ocasionar e assegurar melhorias nos ganhos sociais, políticos, técnicos, culturais, econômicos e de reordenação do território estudado. O objetivo central deste trabalho foi o de realizar um levantamento da história do assentamento por meio da história oral, com aporte de documentos e trabalhos existentes sobre o referido espaço estudado, como identificar a realidade do local fomento na dinâmica socioeconômica através da utilização método fenomenológico-qualitativo, por meio da pesquisa in loco, na modalidade direta. Nos resultados discorre que o mesmo apresenta uma área de 2.001 ha, no qual foram divididas em 52 lotes, no qual residem 52 famílias de sem terra que nela vivem, trabalham e retiram em parte o sustento familiar, o qual foi instituído com a desapropriação das propriedades Lagoa do Sapo, Lagoa das Cinzas, Junco e Timbaúba, no ano de 2000. Neste foi realizado um levantamento histórico e socioeconômico dos assentados, cuja finalidade foi buscar melhor conhecer a realidade da população que habita este território. Com a realização desta pesquisa foi possível obter várias informações relevantes, uma das informações mais importantes foi que o INCRA não cumpre totalmente o seu papel em quanto Órgão Regulador.
Descrição: LIMA, A. F. de. Levantamento histórico e socioeconômico do assentamento Cícero Romana I no município de Esperança - PB. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14423
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Freire de Lima.pdf747.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.