Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14427
Título: O maior São João do mundo no Parque do Povo: a segregação socioeconômica e seus vários territórios
Autor(es): Silva, Aline Batista da
Palavras-chave: Evento
Segregação
São João
Território
Data do documento: 5-Abr-2016
Resumo: O Maior São João do Mundo, festejo junino que acontece na cidade de Campina Grande, promove 30 dias de festa, que recebe grandes atrações e busca atrair o mais variado público. Por ser um evento prestigiado por pessoas de diferentes culturas e classe social, disponibiliza de espaços distintos para o variado público. Nesse contexto, a pesquisa foi desenvolvida com base na análise da segregação social e nos territórios existentes no local da festa. Durante a pesquisa de Campo os colaboradores que responderam à entrevista afirmaram ser notória a concentração de grupo de pessoas que se reúnem em áreas especificas, com o sentimento de pertencimento, fazendo daqueles espaços seus territórios. Também observaram que o Parque do povo é dividido em área da elite econômica, que recebe os melhores atendimentos. E a área da classe de baixa renda, vista como espaço marginalizado e que oferece perigo para a segurança dos demais, a exemplo da Pirâmide. Desde os primórdios da criação do Parque do Povo para a realização do evento, já se havia a intenção de separar área mais privilegiada do Parque para “elite” e a menos atrativa para população carente. Essa segregação vem se intensificando ao longo dos anos, não apenas de forma espontânea, mas sendo influenciada pelo poder público, fortes empresários e organizadores da festa. A formação do território de segregação social mostra que a festa não é homogênea, mas com interesse particular, onde cada grupo vivencia seu festejo, sendo assim a cidade realiza “as festas juninas”, no Maior São João do Mundo.
Descrição: SILVA, A. B. da. O maior São João do mundo no Parque do Povo: a segregação socioeconômica e seus vários territórios. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14427
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Batista da Silva.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.