Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14430
Título: Vale do amanhecer: representações, cotidiano e experiências doutrinárias do Templo Odevanto (Massaranduba - PB)
Autor(es): Santos, Jessica Kaline Vieira
Palavras-chave: Hibridismo
Religiosidade
Movimento doutrinário
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: O movimento doutrinário e religioso conhecido como Vale do Amanhecer, tem a sua formação enquanto instituição no final da década de 1960, se constituiu como doutrina primeiramente no Brasil, mais precisamente na região próxima à Brasília e nos dias atuais conta com mais de 650 templos espalhados tanto no Brasil como no mundo. Seus rituais e a composição de suas preces, e de suas indumentárias são marcados por um grande hibridismo cultural e religioso, e que envolve aspectos das religiões oficiais, como a caso da Igreja Católica, e do Espiritismo, como também traços da cultura africana e afro-brasileira e aspectos da cultura indígena e cigana. Portanto o respectivo trabalho tem como principal objetivo dar visibilidade e notoriedade à essa doutrina que mesmo com alguns anos de solidificação, um grande número de templos e adeptos, ainda reside à sombra das outras religiões e doutrinas, sem o reconhecimento da sociedade. Sendo assim, trabalharemos a partir de marcos temporais e espaciais para desenvolvimento da pesquisa, a exemplo estão: o estabelecimento da instituição em Brasília - DF no ano de 1969, a chegada no Vale do Amanhecer na Paraíba, primeiramente na cidade de Santa Rita, após na Cidade de Bayeux e na cidade de Campina Grande, todos estes implantados entre as décadas de 1980 e 1990, e o templo de Massaranduba- PB no ano de 2010. Para elaboração da pesquisa, serão utilizada parte das iconografias da própria instituição, relatos orais, fotografias e imagens, como também informações encontradas no meio virtual(internet) sobre a constituição do Movimento Doutrinário Vale do Amanhecer.
Descrição: SANTOS, J. K. V. Vale do amanhecer: representações, cotidiano e experiências doutrinárias do Templo Odevanto (Massaranduba - PB). 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14430
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessica Kaline Vieira Santos.pdf789.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.