Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14432
Título: Concepção acerca da disciplina de geografia: diagnóstico a partir de alunos de escola pública de Campina Grande, PB
Autor(es): Malheiros Neto, José Maciel
Palavras-chave: Ensino público
Ensino de geografia
Estudo de caso
Sala de aula
Data do documento: 30-Jun-2016
Resumo: Diante de inúmeras dificuldades apontadas no meio educacional, trazemos para uma pauta de discussão os desafios de lecionar Geografia nas escolas públicas e, de modo especial, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, visto que representou o campo onde o estágio supervisionado foi realizado. Assim, destacamos uma vivência concreta da dinâmica da vida escolar com o público do 2º ano do Ensino Médio do turno noturno que, encontrando-se inserido na EJA (Educação de Jovens e Adultos), incorpora tanto idades mistas, como graus de conhecimentos e aprendizagem distintos. Portanto, o presente trabalho aponta a necessidade de se (re)pensar o ensino de uma maneira criativa, possibilitando maior compreensão do e para os educandos; incluindo abordagens que, possivelmente, possam superar ausência de material didático atualizado. Além disso, foram aplicados questionários para obter o diagnostico da turma. Posteriormente, foi realizada a organização dos dados coletados e apresentados na forma de gráficos. Através destes, foi possível realizar um primeiro diagnóstico sobre a turma: qual a compreensão sobre o que é Geografia; a metodologia aplicada nas aulas e o nível de seu aproveitamento; a oportunidade de aulas de campo; como gostaria que fosse a estrutura de aulas; qual a relação com o professor; o que poderia ser mudado nas aulas.
Descrição: MALHEIROS NETO, J. M. Concepção acerca da disciplina de geografia: diagnóstico a partir de alunos de escola pública de Campina Grande, PB. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14432
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Maciel Malheiros Neto.pdf949.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.