Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14433
Título: O uso de filmes no estudo da geopolítica e seus conflitos no continente Africano
Autor(es): Medeiros Júnior, Sebastião Bezerra de
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Geopolítica
Conflitos ético religiosos
Continente africano
Cinema
Data do documento: 1-Ago-2017
Resumo: A utilização de filmes não se configura como uma prática nova no cotidiano das aulas de Geografia é normal ver os Professores usando produções cinematográficas como instrumentos complementares de suas aulas. É a partir da prerrogativa do uso de filmes, que o presente artigo busca destacar e discutir a utilização dos filmes no ensino de conteúdos relacionados à Geografia, usando o tema da Geopolítica e de seus Conflitos Étnico-Religiosos nas fronteiras dos países da África como foco desse estudo. Assunto esse que é cada vez mais visto e destacado nos mais diferentes veículos de informação e que têm ganhado importância no estudo dos conteúdos abordados na Geografia, mas que ainda carecem de uma melhor abordagem nos seus livros didáticos. O trabalho busca ressaltar e reforçar a importância do uso de filmes como uma ferramenta didática útil e imprescindível no desenvolvimento das aulas de Geografia, e que se bem trabalhados podem corroborar com a qualidade e a eficácia na compreensão e estudo de temas abordados na Geografia, bem como ter a possibilidade de se tornar um bom canal para melhorar a dinâmica das aulas e cativar os alunos na apresentação e no desenvolvimento de bons trabalhos. O artigo também visa desmistificar o uso banal aos quais os filmes são muitas vezes tratados, servindo apenas para complementar carga horária de aula e ser resumido em atividades que só retratam narrativas superficiais pelos alunos. O trabalho foi realizado na Escola Antônio Coelho Dantas, no Município de Nova Palmeira, no Seridó Oriental Paraibano, com alunos do 2º “A”, com filmes que retratavam conflitos étnicos e religiosos nas fronteiras da África, seguindo uma abordagem quanti-qualitativa, nas dimensões de Novikoff (2007) norteada em questionários, debates, relatórios e seminários realizados a partir dos filmes exibidos. A pesquisa se mostrou promissora em relação ao dinamismo trazido pelo o uso dos filmes, tornando as aulas mais cativantes, bem como apresentou resultados satisfatórios no tangente aos interesses almejados, vistos na postura e na melhor exposição oral dos alunos nas discussões, nos debates e nos seminários apresentados, bem como na atenção no tocante as exibições dos filmes, Ressaltando a presença e o comportamento observado dos alunos na exibição dos filmes, que por vezes foram em horários extras de aula. O trabalho ratifica que a utilização de filmes pode ser um recurso pedagógico importante no cotidiano das aulas de Geografia, desde que esteja enquadrada de forma correta dentro do conteúdo proposto e leve em conta a classificação dos alunos e a relevância do conteúdo apresentado.
Descrição: MEDEIROS JÚNIOR, S. B. de. O uso de filmes no estudo da geopolítica e seus conflitos no continente Africano. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14433
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sebastião Bezerra de Medeiros Júnior.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.