Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14449
Título: O conhecimento da Educação Física Escolar em diálogos com Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Autor(es): Lima, Carlita Deodato Bezerra
Palavras-chave: Políticas públicas
Parâmetros Curriculares Nacionais
Dança
Educação Física Escolar
Data do documento: 13-Dez-2012
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar e descrever eixos centrais nos documentos do Programa de Erradicação do Trabalho infantil – PETI que são o Caderno de Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as Orientações Técnicas sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos Prioridade para Crianças e Adolescentes Integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que norteiam o desencadear do ensino de práticas corporais, de forma a estabelecer diálogos com a Educação Física escolar; bem como, estabelecer possíveis caminhos para o ensino de conteúdo dança apresentando um plano de curso baseado nos PCN´S como também na proposta curricular da Paraíba. Trata-se então de uma pesquisa documental onde os resultados foram categorizados a partir da análise de conteúdo (Bardin, 2002). Identificou-se nos documentos (BRASIL, 2010) sugestões para o ensino de dança a partir de conteúdos propostos sendo executados por meio das oficinas onde não se estabeleci um nível de escolaridade dos profissionais para a execução do ensino dessas oficinas. Espera-se que os profissionais do programa possam ter acesso aos documentos como fonte de orientação sobre o programa como possibilidade de elaboração de sugestão para o ensino a partir dos objetivos do mesmo em vista de uma contribuição na execução do conteúdo dança para que não se resuma a mera prática preocupando-se sempre com a formação do sujeito. Que a partir dessas contribuições novos estudos possam ser elaborados.
Descrição: LIMA, C. D. B. O conhecimento da Educação Física Escolar em diálogo com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). 2012. 30f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14449
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlita Deodato Bezerra Lima.pdfPDF - Carlita Deodato Bezerra Lima6.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.