Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14450
Título: Avaliação da qualidade da água do Açude Epitácio Pessoa em relação ao nível de água acumulado no período de 2015 e 2016
Autor(es): Santos, Isabella Vieira
Palavras-chave: Qualidade da água
Água de abastecimento
Índice de qualidade da água
Manancial Epitácio Pessoa
Data do documento: 27-Jul-2017
Resumo: O constante monitoramento da qualidade das águas superficiais utilizadas para abastecimento é fundamental para prevenção de doenças de veiculação hídrica. O presente estudo utilizou o índice de qualidade da água (IQA) para avaliar a qualidade da água do manancial Epitácio Pessoa situado no município de Boqueirão-PB em função do nível de água acumulado durante os anos de 2015 e 2016, período em que o manancial apresentou níveis de volumes baixos. Além disso, os parâmetros utilizados para o cálculo do IQA foram discutidos individualmente e comparados com os limites estabelecidos pela Resolução nº. 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A metodologia do trabalho consistiu em obter os dados dos parâmetros através do banco de dados da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA e do laboratório de ecologia aquática da UEPB, e para acompanhar o decaimento do nível de água no reservatório, foram obtidos os dados de volume do período de 2014 a 2016 através da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA. O cálculo do Índice de Qualidade da Água foi realizado através do software IQAData e levou em consideração o IQA elaborado pela National Sanitation Foundation (NSF) e adaptado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (CETESB). Os valores anuais do índice de qualidade das águas (IQACETESB) foram de 44,74 em 2015 e 44,99 em 2016 enquadrando a qualidade da água do manancial no intervalo de classificação regular, enquanto que através do (IQANSF) os valores foram de 31,03 em 2015 e 30,60 em 2016, classificando o manancial como qualidade ruim. Os parâmetros que causaram maiores impactos em ambos os anos na redução da qualidade da água do manancial Epitácio Pessoa foram os Coliformes termotolerantes e o pH, os parâmetros apresentaram valores em desacordo com o valor máximo para classe 2 de água doce regulamentados pela Resolução do CONAMA n° 357/05. Constatou-se que o IQA é um importante instrumento de informações ao público, capaz de funcionar como alerta para uma melhor investigação do estado real da qualidade do manancial, porém nele apresenta algumas limitações tendo em vista que este índice não considera parâmetros que são importantes para o abastecimento público. Medidas mitigadoras devem ser aplicadas em mananciais superficiais utilizados para abastecimento, a educação ambiental pode estimular mudança de hábitos e comportamentos para redução de impactos negativos na qualidade e quantidade dos corpos d’águas.
Descrição: SANTOS, I. V. Avaliação da qualidade da água do Açude Epitácio Pessoa em relação ao nível de água acumulado no período de 2015 e 2016. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14450
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabella Vieira Santos.pdfPDF - Isabella Vieira Santos14.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.